abc+

Conteúdo de Marca

Diagnóstico de câncer de próstata não significa o fim

Novembro Azul desmistifica a doença e reforça a importância dos cuidados com a saúde masculina

O diagnóstico de um câncer pode trazer consigo o medo do desconhecido. De uma hora para outra, todas aquelas certezas que tínhamos se esvai e surgem as dúvidas sobre o futuro. As doenças têm a capacidade de desnudar as nossas fraquezas e finitude ao mesmo tempo que despertam, em nós, uma força até então adormecida. Afinal, o diagnóstico não é uma sentença, mas uma porta para a cura.

Urologista Lucas Lampert tira-dúvidas sobre o câncer de próstata | abc+



Urologista Lucas Lampert tira-dúvidas sobre o câncer de próstata

Foto: Divulgação

Em meio à campanha do Novembro Azul, o médico urologista Lucas Lampert faz questão de destacar: “Existe, sim, vida após o diagnóstico do câncer de próstata”. Ele lembra que, dentro da notícia ruim, é necessário ter serenidade para saber filtrar a informação e entender que “há ótimas opções de tratamento para que possamos eliminar esta doença e levarmos uma vida normal e satisfatória”.

O médico hamburguense esclarece que o tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença e, por isso, é importante manter os cuidados com a saúde masculina durante todo o ano — e não apenas no mês destinado ao tema. “Ir ao urologista deve ser normalizado, assim como para a mulher é rotineiro ir ao ginecologista”, pondera, ao destacar que, a cada ano, a campanha contribui para a melhora dos índices de homens atentos à saúde e ao bem-estar.

Cirurgia robótica

Uma opção contemporânea para tratar o câncer de próstata é a cirurgia robótica, uma alternativa moderna que demonstra eficácia significativa. Esta abordagem se destaca por apresentar uma menor incidência de complicações e um processo de recuperação mais ágil quando comparado aos métodos convencionais. Para garantir uma preparação adequada, é aconselhável seguir algumas recomendações: 

  • Consulte seu médico para esclarecer todas as dúvidas e discutir minuciosamente os benefícios e riscos associados;
  • Realizar exames pré-operatórios, como exames de imagem e análises sanguíneas, a fim de avaliar sua condição de saúde geral;
  • Siga as orientações médicas relacionadas à dieta e medicamentos, evitando consumir alimentos e bebidas que possam interferir no procedimento;
  • Esteja emocionalmente preparado e conte com o apoio de familiares e amigos.
  • Salienta-se que um paciente devidamente preparado aumenta suas chances de sucesso na cirurgia, proporcionando uma recuperação célere.

Tira-dúvidas com o dr. Lucas Lampert

O que é a próstata?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, que é constituído pelo pênis, próstata e testículos. Ela está localizada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto. É do tamanho de uma noz e envolve a uretra. Sua função é produzir o líquido que faz parte do sêmen. À medida que os homens envelhecem, a próstata tende a aumentar de tamanho. Isso pode fazer com que a uretra diminua o fluxo de urina. O problema é conhecido como hiperplasia prostática benigna, diferente do câncer de próstata.

O que é câncer de próstata?
O câncer é uma doença na qual as células do corpo começam a se multiplicar incontrolavelmente. Quando se trata da próstata, o câncer geralmente inicia na cápsula prostática. Ao crescer, ocupa gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, podendo chegar aos tecidos à sua volta, inclusive nas vesículas seminais. Quando detectado precocemente, tem mais chances de sucesso no tratamento.

Quais os sintomas do câncer de próstata?
Muitas vezes os pacientes não apresentam os sintomas. Mas eles podem incluir problemas ao urinar, como dor, dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo de urina ou gotejamento, dores na lombar e dor na ejaculação.

Como é feito o diagnóstico?
Para diagnosticar o câncer de próstata, o médico pode fazer um exame de toque retal, procurando um nódulo ou algo fora do comum. O especialista também pode solicitar um exame de sangue PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico. Se os resultados forem anormais, outros testes serão feitos, como ultrassom, ressonância magnética ou biópsia.

Quais são os tratamentos?
O tratamento do câncer de próstata geralmente depende do estágio do câncer. Isso é determinado pela rapidez com que o problema está avançando e também por mudanças na aparência do tecido ao redor da glândula.

Após a cura, a doença pode voltar?
Sempre é necessário um acompanhamento após o tratamento para o câncer de próstata, chamado de seguimento. Não podemos considerar o paciente como curado antes de um período de pelo menos 5 anos sem remissão completa de sintomas ou alterações de exames.

Como o paciente deve encarar o diagnóstico de câncer de próstata?
Sempre tento tranquilizar os pacientes mediante essa notícia que inicialmente sempre se apresenta como algo muito pesado. Costumo reforçar bastante que nos dias atuais e mediante tantos avanços dentro da medicina o diagnóstico de câncer não soa mais como uma sentença de morte, algo comum até alguns anos atrás. Especificamente na questão da próstata, sabemos que em estágios inicias as taxas de cura são maiores do que 90%, algo muito positivo a alentador. Com relação a família costumo solicitar aos pacientes que todos estejam a par e participem ativamente das decisões pois o conforto e apoio da família neste momento são fundamentais e auxiliam consideravelmente neste processo que é longo e para muitos bastante doloroso e pesado.

Existe vida após o câncer de próstata? Quais os cuidados? Há impacto na vida sexual do paciente?
Existe muita vida após o diagnóstico do câncer de próstata, claro que ela pode mudar em alguns aspectos. É prudente orientar os pacientes sobre o risco de disfunção erétil pós tratamentos para câncer de próstata, esse risco ocorre e as taxas não são desprezíveis. Com o avanço das tecnologias e dentre eles a cirurgia robótica estamos ao longo do últimos anos melhorando as taxas desta temível sequela.

O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor.
Artigos podem ser enviados para comercial@gruposinos.com.br

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade