Referência de parâmetros educacionais para a formação profissional em diversas áreas, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas também é reconhecida pelo ensino da área jurídica. Na graduação de Direito, o processo de aprendizagem insere o acadêmico em oportunidades de prática profissional logo nos primeiros semestres, possibilitando uma abordagem dinâmica e inovadora na construção da carreira.
Em uma área tradicionalmente muito procurada pelos estudantes, a coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas, Francele Moreira Marisco, enfatiza que as experiências são priorizadas e trazem diferenciais ao universitário. Ao manter parcerias com órgãos públicos e entidades, a Ulbra eleva o conceito e a qualidade de seus cursos de graduação, enriquecendo o conhecimento do aluno. “Realizamos, permanentemente, ações sociais institucionais nas quais os acadêmicos conversam com a comunidade das regiões onde a Ulbra mantém seus cursos de Direito, esclarecendo dúvidas e levando orientação sobre encaminhamentos para suas situações jurídicas, seja no Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás, Pará ou Tocantins”, explica. “As iniciativas do Núcleo de Práticas Jurídicas da Ulbra Canoas, composto pelo Balcão do Consumidor, Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Sajulbra), Mediação e Observatório de Direitos Humanos são de grande valia na formação de nossos alunos, preparando-os, efetivamente, para a vida profissional.”
2024 em planejamento
Como mais uma forma de integrar os alunos e professores dos cursos de Direito, no dia 26 de março de 2024 ocorre a segunda Multiaula Magna, simultaneamente nos 12 cursos das unidades da Rede Ulbra de Educação. Sob o tema Direito e Tecnologia: os desafios de uma sociedade digitalizada, a atividade será virtual, apresentando um painel com três doutores no tema, dois do Brasil e um de Portugal, em que os acadêmicos poderão interagir com os palestrantes por meio de um software. Na oportunidade, será lançado um concurso sobre o tema, promovendo a pesquisa, entre todos os acadêmicos de Direito da Ulbra.
Em agosto de 2023, durante a Multiaula Magna – realizada simultaneamente com transmissão online para todos os campi –, 12 estudantes dos cursos de Direito da Rede Ulbra de Educação no Brasil receberam o Prêmio Histórias que Inspiram. Selecionados entre 223 inscritos, os alunos se destacaram por suas trajetórias de superação para ingresso no ensino superior. Os relatos podem ser conferidos na série de mesmo nome, disponibilizada no YouTube. Na Ulbra Canoas, a vencedora foi Danielle Silva de Souza.
Direito digital e sua relevância
Em outubro, o advogado italiano Giuseppe Pinelli realizou, via live, direto da Ulbra Canoas, a aula internacional sobre Direito digital e sua relevância para estudantes e professores dos cursos de Direito de todas as unidades da Rede Ulbra no Brasil. Docente da Universidade Luiss Guido Carli, de Roma, com amplo conhecimento sobre o tema, Pinelli é um estudioso do Direito Digital e compartilhou informações sobre os estudos desenvolvidos na Europa atualmente.
Desafios do mercado profissional
Diante de uma área com muitas opções de cursos, um alto índice de formandos a cada semestre e uma grande concorrência, o desafio para se destacar como um profissional diferenciado e qualificado é constante. De acordo com o diretor-geral dos cursos de Direito da Rede Ulbra de Educação, Dr. Carlos Alberto Zogbi Lontra, para que os bacharéis em Direito possam progredir no mercado de trabalho, o pensamento deve ir além dos estudos. “O grande desafio é o de se prepararem para ser excelentes profissionais, uma constante preocupação de nossos cursos, que buscam lhes dar as melhores condições para tanto, bem como buscarem novos nichos de mercado, que tem se aberto, especialmente em função das novas tecnologias, as chamadas tecnologias disruptivas”, ressalta.
Lontra ainda destaca que uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou o avanço tecnológico dos últimos anos, resultando em novas demandas, serviços e atividades para o setor jurídico, em áreas como Gestão, Negócios, Inteligência de Dados, Compliance, Inovação e Proteção de Dados. Hoje, há novas funções requisitadas por organizações jurídicas, como Gestor de Risco, Marketing Jurídico, Arquiteto Jurídico, Legal Designer, Consultor de e-discovery e Mediador/Conciliador. “Nem todas as áreas mapeadas emergentes são efetivamente novas, mas ganham roupagens e demandas por novas competências e habilidades. Já não parece haver qualquer dúvida que o direito está em um processo de ressignificação”, avalia Lontra.
Como ingressar no curso de Direito
Com foco na abordagem teórico-prática de dinâmicas contemporâneas das relações sociais, a formação em Bacharelado de Direito da Ulbra tem duração de dez semestres, podendo ser realizada nos turnos matutino, vespertino e noturno. Além de ser reconhecida por seu corpo docente qualificado, a Matriz Curricular dos cursos de Direito promove o acesso ao conhecimento embasado no empreendedorismo, inovação e pesquisa para atuação em variados segmentos. Mais detalhes e informações sobre o curso podem ser acessados em vestibular.ulbra.br.
Educação continuada
Ciente da importância da constante evolução e aprendizado contínuo, a Ulbra oferece a educação continuada na modalidade a distância, com aprimoramento na área jurídica, ofertando cursos de especialização. “Hoje já não basta o profissional ser graduado, é muito importante que ele tenha alguma especialização”, analisa Lontra.
Para quem deseja aprimorar ainda mais os conhecimentos e seguir estudando, já estão abertas as inscrições para cursos em Direito Imobiliário, Urbanístico e Planejamento Urbano, Direitos Humanos nas Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade, Direito Médica e da Saúde e Transformação Digital na Área Jurídica. As formações têm curta duração, com atividades avaliativas realizadas 100% na plataforma e destaque para a interação com professores e colegas mesmo no ambiente virtual. Saiba mais aqui.
Saiba mais:
@ulbracanoasoficial
@ulbrabr
www.ulbra.br