CONTEÚDO DE MARCA
Curso de Biomedicina da Ulbra promove uma perspectiva abrangente no mercado de trabalho
Graduados em Farmácia, Enfermagem, Estética e Ciências Biológicas podem cursar Biomedicina, eliminando algumas disciplinas
Última atualização: 30/04/2024 11:41
A Biomedicina emerge como uma profissão de fundamental importância no cenário da saúde, desempenhando um papel essencial em diversas áreas, desde as análises clínicas até a pesquisa e inovação. Com uma demanda constante por profissionais capacitados, a graduação de Biomedicina oferecida pela Ulbra Canoas e Ulbra Carazinho se destaca como uma escolha promissora para quem busca uma carreira sólida e diversificada no campo da saúde.
Hoje, há uma grande procura pelo curso para atuação no segmento de Biomedicina Estética, mercado que vem crescendo nos últimos anos, assegurado pelas resoluções do Conselho Federal de Biomedicina. Formando profissionais há 20 anos, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) soma 868 egressos e as unidades oferecem diferentes recursos e programas para solidificar ainda mais o conhecimento dos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho com uma formação de excelência.
Infraestrutura e recursos
Estruturada com laboratórios modernos para a área da saúde, a Ulbra mantém convênios para atividades práticas em hospitais, como o Hospital Universitário de Canoas, laboratórios de análises clínicas e toxicologia, laticínios e clínicas de estética.
Os universitários também contam com uma rede de estágios mantida por meio de convênios com empresas, instituições públicas e privadas, em diferentes municípios. Com essas possibilidades, muitos alunos após o estágio têm uma vaga assegurada como trabalho efetivo.
Um detalhe que diferencia os cursos de Biomedicina da Ulbra é o Programa de Extensão Interdisciplinar(PEI) Gestão de Processos Biomédicos, em que os estudantes são orientados sobre gestão e montagem de empresas (laboratórios e clínicas), estimulando o empreendedorismo e a inovação.
Tendência de mercado nos grandes centros urbanos
A coordenadora do curso de Biomedicina da Ulbra Canoas, Angélica Heilmann Steffen, destaca a diversidade de habilitações disponíveis e a importância da formação complementar para uma atuação eficaz.
O campo de atuação do biomédico abrange mais de 30 habilitações, permitindo muitas oportunidades profissionais, sendo a patologia clínica a base de formação para que os graduados possam imediatamente atuar em laboratórios de análises clínicas, tanto na prática quanto na gestão e controle de qualidade. “Percebemos que uma forte tendência de mercado é a biomedicina estética, para isso o biomédico precisa ter uma especialização, podendo exercer atividades dentro da estética com a realização de procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de botox, por exemplo”, explica.
Angélica também ressalta a importância da pesquisa e da biotecnologia como áreas de inserção para os biomédicos, especialmente em tempos de avanços tecnológicos e descobertas científicas: “O biomédico tem um caminho bem interessante nessa área porque pode executar o mapeamento genético, tanto que foi uma biomédica que mapeou o DNA do vírus da Covid-19. Também tivemos diversos biomédicos envolvidos nas produções das vacinas.”
Formação empreendedora
Sobre a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, Angélica enfatiza a importância do empreendedorismo e do gerenciamento de negócios. Ela explica que o curso de Biomedicina na Ulbra Canoas inclui um projeto integrador que prepara os alunos para empreender e gerenciar suas próprias empresas, preenchendo uma lacuna no currículo e proporcionando aos alunos as habilidades necessárias para ter sucesso em suas carreiras, além de poderem ser destaque no mercado competitivo e em constante evolução.
“O projeto contempla três disciplinas que realmente vão preparar o aluno para empreender e gerenciar negócios. Criamos como um diferencial porque vimos que isso era algo que faltava nos demais ensinos. Então, tentamos trazer essa visão para o aluno. Essas disciplinas são no final do curso porque é preciso ter um conhecimento melhor de todo o contexto, e tratam desde a questão inicial de como montar uma empresa, preparando-os para um conhecimento de gerência e de empreender mesmo”, afirma.
Entre as áreas de empreendedorismo mais procuradas atualmente, Angélica enfatiza a Biomedicina Estética. Segundo ela, cerca de 90% dos alunos desse semestre buscaram o curso justamente com essa finalidade.
Sucesso profissional
Formada em 2018 pela Ulbra Canoas, Stéphanie Angelo destaca a qualidade do ensino oferecido pela instituição como um dos principais fatores de seu êxito profissional. “Foi uma universidade muito completa, desde a coordenação ao corpo docente, e me deu muita base para que eu conseguisse exercer muito bem a minha profissão”, avalia.
Quando ingressou no curso em 2013, seu objetivo era trabalhar em hospitais, especificamente na área de patologia cirúrgica. No entanto, ao longo do curso, sua paixão pela Biomedicina Estética cresceu, levando-a a se especializar nesse campo e a construir uma carreira sólida: “Também sou habilitada em Patologia Cirúrgica, mas desde que fiz a especialização em Biomedicina Estética, atuo com isso.”
Atualmente, Stéphanie é proprietária de uma clínica de estética em Gravataí e atua como professora em cursos livres e pós-graduações, além de coordenar uma residência em harmonização facial em uma universidade. “Tenho quase 200 alunos já formados. Faço palestras em vários eventos grandes de harmonização facial, que é a minha especialidade hoje. Estou muito feliz com a minha profissão, que é muito reconhecida, e tive uma boa base universitária para isso.”
Mercado de trabalho na região de Carazinho
Uma das principais tendências no mercado de biomedicina na região de Carazinho é a atuação em laboratórios de análises clínicas. Além disso, o coordenador de Biomedicina da Ulbra Carazinho, César G. Trojahn Filho, afirma que, pela natureza agrícola da região, há uma demanda crescente por profissionais biomédicos em laboratórios de gestão e controle de qualidade de leite e outros alimentos lácteos, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo agronegócio local, e de cidades como Passo Fundo, que absorve muito dos egressos da universidade. “A área de laticínios trabalha com laboratórios 24 horas por dia, então isso demanda profissionais capacitados em maior número, e é um nicho de mercado bem importante”, declara.
Outro aspecto destacado por César é a crescente demanda por profissionais especializados em biomedicina estética. Com a realização de especializações nessa área, os biomédicos podem oferecer uma variedade de procedimentos estéticos minimamente invasivos, como botox, preenchimento e fios de sustentação, acompanhando as tendências globais em estética e saúde.
Biomedicina na saúde pública e vigilância sanitária
A área de saúde pública e vigilância sanitária também oferece oportunidades significativas para os profissionais biomédicos. Com a formação adequada e especializações relevantes, os graduados podem atuar em diversos aspectos da saúde pública, incluindo gestão em saúde, gestão hospitalar, auditoria em saúde e outras áreas relacionadas à administração e fiscalização de serviços de saúde.
“Hoje no Estado, o biomédico já é previsto em cargos e salários. Já estão abrindo editais de concursos para biomedicina. Então, é uma possibilidade do biomédico atuar na saúde pública, e os nossos alunos como estagiários já atuam em saúde pública, próximo ao SUS, dentro da Secretaria de Saúde e das prefeituras do município. Então, nada mais natural que eles estejam também pleiteando esta área após a formatura”, observa César.
O coordenador também enfatiza a tradição e a qualidade da Ulbra Carazinho na formação de profissionais biomédicos. Como uma das primeiras instituições a oferecer o curso na região, tem sido uma referência reconhecida pela qualidade de seus alunos e pela contribuição significativa para o mercado profissional local.
Versatilidade da profissão
Egressa do curso de Biomedicina da Ulbra Carazinho, Letícia Carolina da Cruz, que se formou em 2018, destaca a amplitude e versatilidade da graduação, que oferece diversas áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.
Ela conta que sua escolha pelo curso foi motivada pela paixão desde cedo pela ciência, saúde e pesquisa. Desde a escola, ela sempre demonstrou interesse em disciplinas de ciências e biologia, o que a levou a buscar uma carreira na área da saúde. “Quando eu ingressei na universidade, fui criando uma paixão pelo curso e hoje não há uma área que eu não goste. Mesmo tendo diversas áreas, é tudo fascinante e uma descoberta. É tudo novo, nesse curso sempre há novidade e um desafio interessante instigando a curiosidade e a gostar cada vez mais da área”, reflete.
Para Letícia, o curso de Biomedicina oferece uma ampla gama de disciplinas e habilitações, incluindo análises clínicas, análises ambientais, entre outras. Essa diversidade permite aos alunos explorarem diferentes áreas e descobrirem suas paixões e aptidões ao longo do curso: “Às vezes os alunos chegam com uma perspectiva do curso e acabam se apaixonando por outras áreas. Há a parte de estudo das bactérias, análise do sangue, da água, então há opção de escolher o que mais tem afinidade.”
Hoje, Letícia atua como docente do curso de Biomedicina na Ulbra Carazinho, lecionando disciplinas nas áreas de genética, biologia molecular e biotecnologia. Também está envolvida na orientação de estágios, proporcionando aos alunos experiências práticas e enriquecedoras na área clínica.
Como ingressar no curso de Biomedicina
Com duração de oito semestres, a graduação em Biomedicina da Ulbra Canoas e Ulbra Carazinho é realizada no turno da noite. O ingresso ocorre pelo vestibular online, nota do Enem, transferência ou segunda graduação. Mais informações podem ser consultadas em vestibular.ulbra.br.
Para quem busca ampliar seu campo de conhecimento e atuação, profissionais formados em Farmácia, Enfermagem, Estética e Ciências Biológicas podem cursar uma nova graduação em Biomedicina na Ulbra, eliminando disciplinas, enriquecendo o currículo e tendo a possibilidade de atuar em outras áreas.
Saiba mais:
blog.ulbra.br
@ulbrabr
www.ulbra.br