Dia Mundial do Meio Ambiente
Como descartar corretamente os eletrônicos danificados na enchente
Logística reversa garante a destinação correta dos equipamentos sem agredir o meio ambiente; confira os pontos de coleta em Novo Hamburgo
Última atualização: 05/06/2024 10:05
O recuo das águas da maior enchente da história do Rio Grande do Sul revela um cenário de destruição. Além das marcas da enxurrada nas paredes das casas, muitos móveis, eletrodomésticos e eletrônicos foram condenados pelas águas lamacentas que entraram porta a dentro. Em muitas ruas, montanhas de bens que hoje se tornaram sucatas estão acumulados nas calçadas à espera de uma destinação correta.
E agora, com os rios de volta ao leito, a preocupação é como descartar os entulhos gerados pela enchente sem agredir o meio ambiente. Afinal, a maior catástrofe climática sofrida pelos gaúchos escancarou a necessidade urgente de se olhar, com respeito, para a natureza.
Érico Scherer, sócio da Reverse Gestão de Resíduos, de Novo Hamburgo, lembra que é possível, sim, dar a destinação correta para muitos dos bens destruídos pelas águas. "Principalmente os equipamentos eletrônicos. Aqueles que não têm conserto, podem ser descartados de forma correta, garantindo o menor impacto possível ao meio ambiente", destaca.
Homologada pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), entidade que realiza a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos no Brasil, a Reverse garante a qualidade dos serviços prestados na coleta e destinação final dos resíduos, dando segurança ao consumidor para o descarte adequado destes produtos.
"Hoje, temos mais de vinte pontos de coleta em Novo Hamburgo e região metropolitana. Com essa estrutura montada, estamos agora investindo na comunicação e na conscientização das pessoas, a fim de gerar a sensibilidade e o entendimento do quão necessário é o descarte correto", salienta.
No mercado desde 2008, a Reverse está recebendo, sem custos para pessoa fisica, os equipamentos estragados pelas enchentes. "Para itens grandes, como geladeira, fogão e máquina de lavar, o ponto de descarte é a própria Reverse, localizada na RS-239, nº 3060, bairro São José", orienta Scherer.
Já para itens de médio e pequeno porte — como CPU, notebook, impressora, televisão, microondas, ventilador, telefone, rádio, aspirador e ar condicionado —, a população pode deixar nos pontos de coleta localizados no Sindilojas NH (Rua Lima e Silva, 123), AMO Criança (Rua Vidal Brasil, 1695) ou HBS Informática (Avenida Victor Hugo Kunz, 857).
Ele explica que, via de regra, todo e qualquer produto que precise de energia para funcionar, seja elétrica ou de pilha, pode ser descartado.
Confira onde descartar
Itens grandes
Sede da Reverse - RS-239, nº 3060, bairro São José, em Novo Hamburgo
Itens de médio e pequeno porte
Sindilojas NH - Rua Lima e Silva, 123
AMO Criança - Rua Vidal Brasil, 1695
HBS Informática - Av. Victor Hugo Kunz, 857
Outros pontos de descarte, em Novo Hamburgo e região, podem ser conferidos no site reverseresiduos.com.br.