Ensino Superior
Com 30 anos de tradição, Medicina Veterinária da Ulbra é destaque no cenário nacional
Formação profissional consolidada por diferenciais como o Hospital Veterinário e a Fazenda-escola em Canoas é considerada a 2ª melhor do RS
Última atualização: 15/12/2023 13:07
No universo acadêmico da Medicina Veterinária, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas destaca-se como referência, proporcionando uma experiência única aos seus estudantes e uma formação prática desde o início. Com três décadas de existência, o curso tem um currículo abrangente, conferindo aos alunos a preparação em diversas áreas, formando profissionais qualificados para atuação em assistência clínica e cirúrgica, indústria alimentícia, perícia técnica, saúde pública veterinária, centros de pesquisa, conservação de espécies e tecnologia de produção e sanidade animal.
Apresentando uma infraestrutura completa e diversificada, o curso de Medicina Veterinária da Ulbra tem laboratórios especializados em microbiologia, anatomia e diagnóstico por imagem, entre outras áreas. Integrados ao campus da Ulbra Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estão o Hospital Veterinário – com 27 anos –, e a Fazenda-escola, propiciando que os estudantes vivenciem de perto a aprendizagem no trato e atendimento a animais de pequeno e grande portes.
Para o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Aguiar, a integração direta com os profissionais e pacientes é um dos diferenciais do curso oferecido na universidade. “O hospital oferece todos os tipos de atendimento, para grandes e pequenos animais, e também para os não convencionais, como coelho, cobra e jabuti. Os alunos têm acesso a toda parte clínica e cirúrgica, diagnóstico de imagem e de laboratório”, explica.
Hospital Veterinário: um centro de excelência
Com cerca de 4 mil metros quadrados, o Hospital Veterinário comporta todos os laboratórios, consultórios, centros cirúrgicos e também as salas de aula. No local, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar as práticas da profissão desde o primeiro semestre, acompanhando a atuação de 21 médicos e veterinários residentes e 13 professores. “Os professores e os técnicos veterinários também estão dentro do hospital. Então o aluno tem a possibilidade de circular com os profissionais, atendendo os animais que vêm para consulta ou procedimentos cirúrgicos. Isso permite que os alunos que estudam ou trabalham no campus experimentem experiências reais. Hoje, operamos com toda a parte de diagnóstico de imagem, todo o sistema de laboratórios, diagnóstico hematológico, parte de necropsia e patologia”, destaca Aguiar.
Fazenda-escola: integrando teoria e prática
Além do Hospital Veterinário, a Ulbra investe na formação prática por meio de sua Fazenda-escola, com cerca de 50 hectares dedicados ao manejo da bovinocultura de corte e leite, ovinocaprinocultura e equinocultura, entre outras atividades. Com 16 anos de existência, a fazenda complementa o aprendizado, oferecendo aos alunos acesso a procedimentos de rotina e aulas práticas, promovendo os reais desafios da profissão. Conforme Aguiar, isso faz do curso uma referência para quem busca se profissionalizar na área: “Os estudantes acompanham os pacientes, os exames de laboratório e de imagens, muitas vezes o procedimento cirúrgico e a recuperação do animal.”
Conhecimento na prática
Egresso do curso de Medicina Veterinária e técnico no setor de anestesiologia do Hospital Veterinário da Ulbra, Fernando Mentz graduou-se em 2017, e conta como a proximidade com o Hospital e a Fazenda-escola agregaram ao seu aprendizado. “Ingressei no curso em 2010 e, logo no início, já tinha uma abordagem da universidade para que os alunos participassem da rotina do hospital, como estagiários. Recebemos um treinamento de uma semana para depois participarmos da rotina e, após, uma escala para acompanhar todos os trâmites”, relata. Das consultas ao tratamento dos pacientes internados, e até a evolução no acompanhamento de procedimentos cirúrgicos, Mentz lembra que passou por todos os processos enquanto ainda era estudante.
Acesso ao Hospital Veterinário
Além de atender as necessidades da população da Grande Porto Alegre e do Vale do Sinos, o Hospital Veterinário também é referência para proprietários de animais de grande porte em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. “Aqui, temos uma área de grandes animais, que atende bovinos, equinos, caprinos, bubalinos, todas essas espécies. E a área de pequenos animais, onde são atendidos cães, gatos e silvestres, que são animais de companhia não convencional”, explica Mentz.
Pessoas interessadas em um atendimento para os animais podem obtê-lo mediante consulta prévia. O hospital opera com consultas agendadas pela manhã e atendimento por ordem de chegada à tarde. Embora haja custo para as consultas e exames, a estrutura proporciona um serviço de qualidade para o tratamento adequado dos animais. O agendamento da consulta pode ser feito pelo telefone (51) 3477-9212.
Referência na formação profissional
O curso da Ulbra destaca-se não apenas pela tradição e qualidade acadêmica, mas também pela oferta de uma formação completa e prática. A integração entre teoria e prática, aliada à estrutura inovadora do Hospital Veterinário e da Fazenda-escola, posiciona os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma segura e preparada. “São 30 anos de curso com uma bagagem muito grande, e muitos alunos formados. Alguns ex-alunos hoje dão aulas em outras instituições. Então temos professores que são referências na sua área, tanto na área de grandes animais quanto de pequenos animais e de laboratório. Nosso curso conta com um potencial muito grande na medicina veterinária”, conclui Mentz.
Destaque estadual e nacional
A Ulbra ocupa a 18ª posição entre as universidades privadas do Brasil, segundo a edição deste ano do Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgado em novembro. A pesquisa leva em conta cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. A Medicina Veterinária da Ulbra está em segundo lugar entre os cursos de universidades privadas do RS. "A posição do nosso curso no RUF é motivo de muito orgulho e reflete o trabalho e a dedicação da nossa instituição buscando a eficiência no ensino em um mercado cada vez mais desafiador", ressalta Jean Soares, coordenador dessa graduação na Ulbra Canoas. "O resultado é fruto do trabalho realizado ao longo das três décadas de existência do curso e mostra todo o nosso potencial", enfatiza.
Como ingressar no curso
Para quem deseja cursar Medicina Veterinária, a formação tem duração de 10 meses, na modalidade presencial. O ingresso é facilitado por quatro formas: vestibular, nota do Enem, segunda graduação e transferência. Em vestibular.ulbra.br, você confere mais detalhes sobre o curso e a grade curricular.