Localizada em Triunfo (RS), a petroquímica Braskem é sede de um dos maiores Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) da América Latina. Por investir no desenvolvimento de soluções que unem inovação e sustentabilidade, o CTI é referência na pesquisa de polímeros, resultando em um crescimento significativo na economia do Rio Grande do Sul.
A Braskem acredita que investir no avanço da tecnologia será, cada vez mais, o caminho na busca por um futuro melhor. Por isso, enxerga os investimentos em pesquisa e desenvolvimento como essenciais para possibilitar a transição energética para uma economia circular e de carbono neutro. Mesmo diante de um cenário de incertezas como o que pairou sobre o Rio Grande do Sul durante uma das maiores tragédias climáticas da história, a companhia mantém a confiança e continua acreditando no desenvolvimento aqui no Estado.
Tanto, que o CTI passou por uma ampliação no ano passado e segue recebendo novos equipamentos focados no aumento de capacidade de análise, melhoria da assertividade dos resultadose em automação.Dentre os equipamentos adquiridos?está uma injetora robotizada, por exemplo, equipamento com automação que aumenta a capacidade de preparação dos materiais testados, e também um novo equipamento automatizado para teste de resistência ao impacto que traz mais precisão e agilidade nas respostas.?
Com foco no desenvolvimento de um futuro mais sustentável, a Braskem lançou duas novas soluções em EVA, produzidas a partir de matéria-prima reciclada vinda de aparas da indústria calçadista. Uma das soluções traz a possibilidade de usar esse material em chapas que compõe os tatames para academias, palmilhas de tênis e tapetes para yoga. Já o outro produto é destinado à injeção na entressola e unissola de calçados. Essa última solução, além de ser composta por matéria-prima reciclada, contém 30% de resina renovável obtida da cana-de-açúcar (EVA de origem renovável). Os produtos se destacam por serem os primeiros do gênero lançados ao mercado. A pesquisa para tornar essas soluções possíveis foi feita pelo time de Inovação do Centro de Tecnologia e Inovação de Triunfo (RS), em parceria com nosso Centro de Inovação em Pittsburgh, Pensilvânia. Dessa forma, a Braskem reafirma o compromisso com a inovação sustentável e o fortalecimento da indústria no Estado.
Avanços tecnológicos
Reduto de inovações globais, no CTI foi desenvolvido o polietileno renovável I’m green™, o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo, hoje exportado para o mundo todo, presente em mais de 200 marcas.
Na planta piloto onde começou o desenvolvimento de tecnologia do eteno verde, a Braskem segue em processo constante de análise e pesquisa de projetos com foco em materiais sustentáveis na mesma linha do que foi feito com eteno verde. Os resultados podem impactar de forma positiva o mercado global, além de fortalecer o Rio Grande do Sul, tornando-o protagonista na economia verde. A Braskem segue junto com os gaúchos pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul, no estudo de tecnologias e inovações.
Sobre a Braskem
Com um DNA inovador em soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem apresenta um portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Composta por 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a empresa exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países, e está presente no Polo Petroquímico de Triunfo com seis unidades industriais. Hoje, a Braskem é uma das maiores empresas do Estado.