Circula pelas redes sociais um vídeo no qual duas pessoas são resgatadas por dois homens em uma correnteza de água barrenta na rua de uma cidade. A legenda da publicação afirma se tratar do resgate recente de duas crianças no Rio Grande do Sul, durante as enchentes no estado. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Resgate de duas crianças [no Rio Grande do Sul]
– Falso.
O vídeo que circula pelas redes sociais não tem qualquer relação com as recentes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Pesquisa reversa de imagens mostra que a cena foi registrada em março de 2023 na Turquia.
Na ocasião, uma mulher e sua filha foram resgatadas durante uma enchente causada por chuvas torrenciais que atingiram o distrito de Süleymaniye, na província de Sanliurfa. A mulher foi resgatada, mas um dos homens foi levado pela correnteza com a criança que salvou. Eles ficaram presos a uma árvore e depois foram resgatados com a ajuda de uma retroescavadeira.
Esse não é o primeiro vídeo antigo associado à tragédia climática que vive o Rio Grande do Sul desmentido pela Lupa. No dia 17 de maio, uma gravação afirmava que doações enviadas para o estado foram destruídas – o que é falso. Em 14 de maio, o vídeo de um tumulto durante uma reunião no Ceará foi falsamente associado à visita ao Rio Grande do Sul do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Já em 13 de maio, um outro vídeo, dessa vez sobre envio de alimentos vencidos ao estado, foi verificado e desmentido.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos.
LEIA TAMBÉM