Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um pequeno grupo de pessoas vaia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), supostamente durante visita ao Rio Grande do Sul em 2 de maio de 2024. A gravação de 35 segundos mostra um helicóptero pousando e, na sequência, um cortejo de carros em um dos quais estaria o petista. O letreiro ironiza que as vaias seriam a “recepção calorosa” ao “descondenado” no Sul do país, em referência a Lula. Falta contexto.
A gravação não é atual e foi feita em março de 2024.Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“RECEPÇÃO CALOROSA AO ‘DESCONDENADO’ NO SUL”
– Texto em vídeo que circula no WhatsApp
Falta contexto
O vídeo que mostra um grupo de pessoas vaiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é antigo e não foi gravado em 2 de maio de 2024, quando o petista visitou o Rio Grande do Sul em solidariedade aos atingidos pelas enchentes.
Pesquisa reversa de imagens mostra que a cena foi registrada em 15 de março — e não 2 de maio. Na ocasião, o petista participou de eventos na capital Porto Alegre e no município de Lajeado. As informações da visita de março do chefe do Executivo ao estado gaúcho estão registradas na agenda oficial do Planalto.
Além da busca reversa, é possível verificar o local correto da gravação a partir do nome que consta em uma placa próxima do local onde o grupo está reunido: Laboratório Univates. Esse laboratório fica no campus da Universidade do Vale do Taquari (Univates), na cidade de Lajeado, onde o petista esteve, juntamente com uma comitiva de ministros, em 15 de março. Naquele dia, anunciou recursos para a reconstrução da infraestrutura da região do Vale do Taquari após as enchentes de setembro e novembro de 2023.
Já a visita que Lula fez ao Rio Grande do Sul em 2 de maio incluiu apenas a cidade de Santa Maria, a 291 quilômetros de Porto Alegre, e não Lajeado — um dos mais afetados pela chuva que começou em 26 de abril. A programação previa sobrevôo pelas áreas afetadas, mas essa agenda foi cancelada em razão do mau tempo.
Vale pontuar que o vídeo sem a devida contextualização foi publicado originalmente pelo deputado federal Mário Frias (PL), em 3 de maio, no Instagram, com a legenda “Cada um tem a recepção que merece”. Nos comentários, muitos usuários interpretaram a vaia do pequeno grupo como sinal de que Lula não tem apoio e, portanto, as urnas foram fraudadas — o que não é verdade.
O deputado Mário Frias foi procurado e a verificação será atualizada em caso de resposta.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags