abc+

AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: Vídeo de Bolsonaro aplaudido no Rio Grande do Sul é de março de 2024

Publicado em: 05/06/2024 às 11h:05 Última atualização: 05/06/2024 às 11h:06
Publicidade

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um carro a um evento, onde é recebido por diversas pessoas que o aplaudem, tiram fotos e gritam ‘mito’. A legenda insinua que a gravação é recente e registra a chegada de Bolsonaro ao Rio Grande do Sul em meio às enchentes que o estado enfrenta. Falta Contexto.

Ex-presidente Bolsonaro no Rio Grande do Sul, ainda durante o seu governo | abc+



Ex-presidente Bolsonaro no Rio Grande do Sul, ainda durante o seu governo

Foto: Igor Muller/GES

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Bolsonaro o herói do povo chegou no Rio Grande do Sul”
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais:
Falta contexto.

O vídeo compartilhado é de março de 2024, antes das chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano. O registro do vídeo mostra a chegada do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) na 24ª edição da feira de agronegócio Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque (RS), que ocorreu de 4 a 8 de março.

Bolsonaro visitou o evento no dia 5 de março, desfilou pela exposição em cima de uma caminhonete e em determinado momento levantou uma criança nos braços. No X (antigo Twitter), o ex-presidente publicou um vídeo no mesmo dia da sua visita ao evento. Não há publicações sobre uma viagem recente de Bolsonaro ao Rio Grande do Sul em suas redes sociais, como Instagram e X.

Uma busca reversa no Google com frames do vídeo, apresentou resultados que levam ao mesmo vídeo publicado no Twitter e no Tik Tok em março de 2024. Além disso, vídeos e fotos publicados por veículos de imprensa sobre a visita de Bolsonaro também mostram cenas semelhantes às da peça desinformativa (veja aqui e aqui).

Tragédia no RS

Até o momento, 172 pessoas morreram e 41 estão desaparecidas em decorrência dos temporais no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do estado, as cheias afetaram 476 municípios gaúchos.

Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.org.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade