abc+

AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: Vídeo de agressão a suposto fiscal não é atual e não tem relação com doações no RS

Publicado em: 14/05/2024 às 16h:31 Última atualização: 14/05/2024 às 16h:32
Publicidade

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de crachá sendo agredido por outra pessoa enquanto parece argumentar sobre uma regra “do TRE”. Segundo a legenda do conteúdo, o homem seria um “fiscal” tentando impedir a chegada de doações às áreas atingidas do Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é antigo.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Legenda do vídeo que circula nas redes sociais | abc+



Legenda do vídeo que circula nas redes sociais

Foto: Reprodução/Agência Lupa

Esse fiscal estava impedindo as doações de chegarem no RS…não está mais. Um Burocrata se trata dessa maneira mesmo – Falso

O vídeo que circula nas redes sociais não tem relação com as recentes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul e não é uma gravação atual. Por meio de ferramentas de busca reversa, a Lupa identificou o mesmo conteúdo em publicações feitas no X (antigo Twitter) e no Kwai em 2022 e em 2021, respectivamente.

No X, o mesmo vídeo, mas com áudio diferente, foi publicado em dezembro de 2022 | abc+



No X, o mesmo vídeo, mas com áudio diferente, foi publicado em dezembro de 2022

Foto: Reprodução/Agência Lupa

Os conteúdos anteriores, tanto no X quanto no Kwai, circulam com um áudio de tom humorístico que sugere que o homem agredido estaria fazendo um discurso a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O contexto real da agressão, no entanto, não foi confirmado.

Vídeo descontextualizado também foi publicado em 2021 no Kwai | abc+



Vídeo descontextualizado também foi publicado em 2021 no Kwai

Foto: Reprodução/Agência Lupa

No áudio que acompanha a gravação atualmente, também é possível ouvir o homem agredido falar sobre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes de ser atacado. Ainda que a publicação fosse atual, é importante ressaltar que os tribunais eleitorais são encarregados, entre outras ações, de organizar eleições na esfera estadual, não possuindo qualquer relação com a fiscalização ou auxílio de doações em casos de emergência.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade