AGÊNCIA LUPA
AGÊNCIA LUPA: É falso que nove pacientes morreram em UTI de Canoas durante inundação
Última atualização: 10/05/2024 19:38
Publicação nas redes sociais alega que nove pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, município da região Metropolitana de Porto Alegre, morreram após o local ser inundado por chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
"URGENTE - Água inunda UTI em Canoas e 9 pacientes morrem no RS!
Nove pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no RS, morreram depois de o local ser inundado pelas chuvas que atingiram o Estado." Falso.
A informação sobre nove mortes em uma UTI havia sido divulgada, sábado (4), pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), e noticiada por diversos veículos de comunicação. Porém, ainda no sábado, no fim da noite, o político informou que estava errado, ele explicou que o secretário de Saúde do município, Mauro Sparta, recebeu a primeira informação das nove mortes e que cerca de uma hora depois, corrigiu o número. Segundo ele, duas mortes foram registradas durante a transposição de pacientes para outro local em razão da gravidade dos casos.
“Nosso secretário esteve no local, buscou as informações, o corpo clínico do hospital foi acionado. Primeiro, não eram nove pacientes na UTI, eram 13. Segundo, não faleceram nove pessoas, tivemos na verdade dois óbitos. Um óbito de uma pessoa que estava em morte cerebral e que nessa transferência veio a falecer. E um óbito de outra pessoa que se jogou do quarto andar de um prédio e, em razão das múltiplas fraturas e pela gravidade da situação, nesta transposição a pessoa acabou falecendo", disse Jairo Jorge em vídeo publicado nas redes sociais. O prefeito ainda criticou o uso político do fato (confira abaixo).
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas, via WhatsApp, confirmou que a informação inicial, divulgada por Jairo Jorge, estava errada. “Saiu um vídeo nas redes do prefeito que ele falava isso, então é informação oficial. Mas ele fez outro corrigindo. Então a informação passou a ser falsa”, disse a assessoria.
No sábado (4), as águas do Lago Guaíba inundaram diversos bairros de Canoas, como Mathias Velho, Rio Branco, Cinco Colônias, Central Park, Fátima e Niterói. Uma grande evacuação foi realizada.
A estimativa da Prefeitura é que mais de 7,5 mil pessoas tenham sido levadas para 28 pontos de acolhimento.