AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: É falso que governo federal não quer que Portugal envie doações para o RS

Publicado em: 13/05/2024 14:01
Última atualização: 13/05/2024 14:01

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um político português afirma que o governo brasileiro não quer que Portugal envie doações para ajudar o povo do Rio Grande do Sul. É falso.


Governador Eduardo Leite, presidente Lula e ministros se reúnem em Santa Maria para avaliar estragos das chuvas e coordenar ações de resgate Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governo federal se manifestou publicamente a favor de receber apoio e já articula uma forma de transportar o material para o Brasil.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Presidente de Portugal faz graves acusações contra o governo”
Falso.


Legenda de post com vídeo que circula nas redes sociais Foto: Reprodução/Agência Lupa

Quem aparece no vídeo não é o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, mas sim o deputado de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura, presidente do Partido Chega. O post original, inclusive, foi feito em seu perfil no Instagram na sexta-feira (10).

"O governo federal [do Brasil] não quer que Portugal envie [as doações para o RS]"
 Falso.


Trecho de vídeo que circula nas redes sociais Foto: Reprodução/Agência Lupa

Ao contrário do que Ventura afirmou no vídeo, é falso que o governo do Brasil rejeitou doações de Portugal para ajudar o Rio Grande do Sul. Em nota divulgada no dia 10 de maio, o governo federal informou estar articulando com companhias aéreas e empresas de navegação o transporte de 200 toneladas de donativos arrecadadas em Portugal.

O texto ainda cita que, na noite de sexta-feira (10), o Planalto anunciou a suspensão das restrições legais para importação de bens usados mediante doação. Na prática, segundo o governo, a flexibilização de regras por 30 dias, com possibilidade de prorrogação, visa facilitar a chegada dos donativos aos gaúchos.

O governo ainda informou que as doações vindas de fora do país para o RS estarão isentas de impostos.
O texto ainda destaca que o Ministério das Relações Exteriores informou que "todos os donativos recebidos em outras embaixadas e consulados ao redor do mundo também terão o mesmo trâmite e serão todos enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível".

No sábado (11), a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) voltou a se pronunciar sobre o assunto e reiterou que "não houve recusa por parte do Governo Federal de doações advindas de Portugal para o RS”. Também informou que a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estão articulando com a Força Aérea de Portugal um plano logístico para o transporte.

O governo ainda explicou que enviar uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar as doações em Portugal seria "contraproducente", neste momento, pois "o volume transportado internamente pela FAB no mesmo período de tempo é mais que oito vezes maior do que aquele que virá de Portugal".
Oficialmente, o governo de Portugal (aqui e aqui) e a Embaixada do país no Brasil não se manifestaram sobre o assunto até a publicação desta verificação.

A Lupa tentou contato com o deputado português André Ventura para comentar, mas não houve retorno. O texto será atualizado se houver resposta.

A TAP, que Ventura disse no vídeo ter se prontificado a levar as doações para o Brasil, também não publicou nada sobre o tema em seu site oficial ou nas redes sociais. A reportagem entrou em contato com a companhia aérea, mas não teve resposta — a verificação será atualizada caso a empresa se manifeste.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasComprovaPaís
Matérias Relacionadas