AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: É falsa a imagem viral que mostra helicóptero da Havan em resgate no RS

Publicado em: 24/05/2024 18:43
Última atualização: 24/05/2024 18:44

Circula pelas redes sociais a imagem de um suposto resgate realizado por um helicóptero da rede de lojas de departamento Havan no Rio Grande do Sul (RS). É falso.


Foto que circula nas redes sociais Foto: Reprodução/Agência Lupa

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Grande exemplo de solidariedade. O Rio Grande do Sul só tem a agradecer. Nós em Santa Catarina temos orgulho de um empresário como o Luciano”
– Legenda em vídeo que, até 16h do dia 18 de setembro de 2023, havia sido visualizado por 73 mil usuários no Facebook.

A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA). Em nota, a Havan confirmou que a aeronave mostrada na foto não pertence à empresa. “Nossas aeronaves não são desse modelo e não temos nenhum helicóptero parecido com esse retratado na imagem”, esclareceu.

A Lupa submeteu a foto às ferramentas de identificação de imagens geradas por inteligência artificial Ia or Not, Hive Moderation e Hugging Face. Os três testes alertaram que a imagem foi provavelmente criada artificialmente.

Ainda de acordo com as informações repassadas pela empresa, a Havan chegou, de fato, a enviar dois helicópteros ao Rio Grande do Sul (RS) em dois de maio para ajudar no transporte de medicamentos, mantimentos, pessoas resgatadas, bombeiros, defesa civil, médicos, além de pessoas que precisavam de atendimento médico, como pacientes de hemodiálise. Entre as cidades auxiliadas pela empresa até o momento estão Lajeado, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Como identificar se a imagem foi gerada por inteligência artificial?

O uso de imagens e vídeos gerados por IA para espalhar desinformação é uma tática cada vez mais comum. Em março, a Lupa deu algumas dicas que podem ajudar na identificação de uma imagem criada artificialmente: observar as sombras e o brilho nas imagens, partes do corpo, como dedos e rostos, que com frequência aparecem distorcidos, além de números e letras, que também podem denunciar que a imagem é falsa.

Na imagem da falsa aeronave da Havan, por exemplo, é possível verificar que o “código de Registro Aeronáutico Brasileiro” da aeronave — que não existe, conforme consulta na Agência Nacional de Aviação Civil —, está distorcido, além das árvores que aparecem embaixo da hélice do helicóptero que estão borradas.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasComprovaPaís
Matérias Relacionadas