abc+

AGÊNCIA LUPA

AGÊNCIA LUPA: Caminhões em vídeo não levavam doações de Bolsonaro para Caxias do Sul

Publicado em: 21/06/2024 às 10h:50 Última atualização: 21/06/2024 às 10h:50
Publicidade

Circula nas redes um vídeo de três caminhões escoltados por carros do Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Segundo a legenda da publicação, os veículos transportavam mantimentos enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cidade. É falso.

Texto em imagem que circula nas redes sociais | abc+



Texto em imagem que circula nas redes sociais

Foto: Reprodução/Agência Lupa

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

O vídeo não mostra caminhões de doações, tampouco tem relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em mensagem à Lupa, a assessoria de imprensa da prefeitura de Caxias do Sul informou que os caminhões escoltados pelo Batalhão de Polícia de Choque transportavam materiais para a Brigada Militar — o órgão não revelou qual era a carga. “Não tem nada de político e de donativos”, disse. As imagens foram registradas na rua Bento Gonçalves, conforme mostra busca no Google Maps.

Embora o vídeo não tenha relação com Bolsonaro, o ex-presidente participou de campanhas de arrecadação para o Rio Grande do Sul, incluindo para Caxias do Sul. Em 3 de junho de 2024, o deputado federal Luciano Zucco (PL) publicou um vídeo informando que a carreata “Unidos pelo Rio Grande do Sul”, organizada pelo ex-presidente e outros políticos, abasteceu 30 caminhões com doações aos gaúchos. Além de Caxias do Sul, a campanha ajudou, até o momento, outros 27 municípios, como Canoas e Três Coroas, conforme informado pela assessoria de Zucco em mensagem à Lupa.

No mês anterior Bolsonaro já tinha publicado um vídeo com doações arrecadadas a partir de campanha feita em cidades do interior de São Paulo.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade