As aulas estão voltando. Livros, materiais escolares e, entre os principais, a mochila. Afinal, é ela que carrega todos os outros. Quanto a isso, é preciso ficar atento: existe um peso certo para ser carregado nas costas, mais do que ele pode ocasionar problemas de saúde no futuro, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).
Peso máximo de uma mochila escolar
A regra é simples: a mochila nunca pode pesar mais do que 10% do peso da criança, de acordo com a OMS. Por exemplo, se ela tem 40 quilos, deve carregar no máximo 4 quilos.
Problemas causados pela mochila pesada
Caso ela pese mais do que o recomendado, os problemas podem surgir não apenas na infância. A OMS comprovou que 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo excesso de peso e esforço repetitivo na adolescência.
Este excesso pode levar o aluno a se inclinar para a frente, mudando o ponto de equilíbrio do corpo, segundo a Sbot, afetando: ombros, quadril, joelhos e tornozelos. Quando uma criança leva mais do que os próprio peso, o seu organismo é submetido a levar o mesmo que aguentaria caso fosse obesa.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags