EDUCAÇÃO
VOLTA ÀS AULAS: 5 dicas para ajudar os filhos e tornar o momento menos estressante
O melhor é adaptar aos poucos o organismo dos pequenos para as mudanças, de acordo com pedagoga
Última atualização: 15/02/2024 12:51
As aulas estão prestes a começar, sem contar as que já voltaram, e o momento pode ser estressante para as crianças e adolescentes. A gerente-geral de pedagogia do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios da rede Positivo (CIPP) e pedagoga Maria Fernanda Suss compartilha 5 dicas para tornar o momento menos estressante.
O melhor para as crianças e adolescentes é adaptar aos poucos o organismo dos pequenos para as mudanças, de acordo com Maria Fernanda.
Retome os hábitos de sono
Um dos desafios é voltar aos hábitos antigos de sono, principalmente para os alunos do turno da manhã. A pedagoga recomenda que a rotina de dormir mais cedo sejam retomados antes das aulas voltarem.
“Para acordar mais disposto, o segredo é dormir mais cedo, iniciando a higiene do sono no início da noite, evitando atividades com muito estímulo", explicou. O próximo passo é acordar um pouco mais cedo a cada dia, gradualmente, até que se torne um hábito.
Alimentação leve e alimentos já conhecidos
Outro fator importante para ajudar com a ansiedade, é a alimentação. Para Maria Fernanda, a alimentação precisa ser leve e optar por alimentos já conhecidos, principalmente nos dias que antecedem a volta. “Se, devido às férias, a criança tem consumido mais alimentos ultraprocessados e fora de horário, é essencial trocar por uma alimentação balanceada", afirmou.
Envolva as crianças no processo
O diálogo é essencial para uma boa adaptação, principalmente para os que estão trocando de escola ou começando. Conversar com as crianças e adolescentes sobre as mudanças na rotina e de hábito pode ser um dos melhores caminhos. “Explicar a nova rotina e tudo que envolve mais uma etapa da vida escolar é fundamental. Quando a criança entende o processo, tudo flui melhor", contou.
A própria compra dos materiais escolares em conjunto pode ser uma forma de envolvê-los na nova rotina de aulas.
Leitura como hábito
A leitura é uma ótima aliada no desenvolvimento das crianças. O melhor é que ela continue sendo estimulada durante as férias e intensificada nesta época de adaptação. Pode ser ficção, biografia, contos, revistas; toda leitura é válida”, aconselha.
Calma é tudo
A calma é uma ótima companheira para esse momento de novidades. Não importa quais são os desafios do ano, manter a tranquilidade é uma das dicas principais. Afinal, os alunos podem já estar estressados e precisam saber que não estão desamparados.
Caso ainda estiver com muitas dúvidas, a equipe pedagógica da escola pode ser acionada para ajudar.