abc+

OS ROSTOS DA TRAGÉDIA

Vítima do acidente da Voepass salvou animais durante a enchente em Canoas

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki era professora na Universidade Federal do Paraná

Publicado em: 10/08/2024 às 00h:21 Última atualização: 10/08/2024 às 15h:44
Publicidade

Entre os 62 mortos na queda do avião ATR-72 da companhia aérea Voepass está uma médica veterinária que trabalhou como voluntária em Canoas durante a tragédia climática de maio no Rio Grande do Sul.

Silvia Cristina Osaki foi voluntária na enchente em Canoas | abc+



Silvia Cristina Osaki foi voluntária na enchente em Canoas

Foto: Reprodução

Silvia Cristina Osaki era professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A instituição lamentou a morte da profissional. “É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná lamenta o falecimento da professora Silvia Cristina Osaki”, começa o comunicado, que também traz depoimentos de ex-colegas de Silvia.

“A perda da professora Silvia Cristina é uma imensa tragédia que atinge toda a comunidade do Setor Palotina e da UFPR como um todo. Sua dedicação à educação e à pesquisa, bem como seu compromisso com o desenvolvimento de nossos estudantes, deixarão um legado que será lembrado por todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”, lamentou o diretor Wilson de Aguiar Beninca.

“Seu dinamismo marcante e disposição imensurável também foram contemplados pelos moradores de Canoas, Rio Grande do Sul, onde Silvia atuou como voluntária no resgate de animais da enchente que recentemente acometeu o local”, diz o texto divulgado pela direção do setor.

“Com um ritmo de vida e trabalho intenso, incluindo pedaladas antes do amanhecer a jogos de vôlei noturnos, ela construiu vínculos profissionais e laços de amizade dentro e fora da universidade, deixando um legado não só por suas realizações, mas também por seu espírito cômico, presença sempre marcante, alegria contagiante, autenticidade e irreverência. Sentiremos sua falta. Condolências à família e amigos”, completa a nota.

Queda avião em Vinhedos SP | abc+



Queda avião em Vinhedos SP

Foto: Arte Alan Machado/GES

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996, Silvia fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009, lecionando nos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas.

Atualmente ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no setor Palotina, além de participar no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA). Foi coordenadora do curso de Medicina Veterinária de 2015 a 2018 e do PPGCA de 2021 a 2023.

Na Secretaria de Saúde de Palotina, Silvia Cristina Osaki foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo, além de atuar como secretária da Associação dos Amigos do Hospital Municipal.

CORREÇÃO: A Voepass corrigiu, neste sábado (10), para 62 o número de pessoas que estavam na aeronave que caiu em Vinhedo (SP).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade