Um vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra o momento em que três aeronaves E-99, R-99 e A-29 Super Tucano realizam a interceptação de um avião suspeito no Norte do País. O fato aconteceu na manhã de segunda-feira (29) durante voo no espaço aéreo próximo cidade de Boa Vista, em Roraima.
Os militares seguiram os protocolos previstos em lei a partir do momento em que a aeronave foi considerada suspeita. Por conta do descumprimento de ordens por parte do avião interceptado, foi necessário o uso de munição, com Tiros de Aviso (TAV). Após a ação protocolar, o suspeito pousou em uma pista de terra. No entanto, o piloto acabou fugindo do local antes da chegada de agentes da Polícia Federal (PF) acompanhados de militares.
Conforme a FAB, o avião foi apreendido pela PF, já que não possuía autorização para voar e estava com matrícula cancelada desde 2022 e com operações negadas para táxi aéreo.
Os caças da Força Aérea realizavam um voo para controlar o tráfego aéreo ilícito e também combater o garimpo ilegal na região norte. A aeronave Cessna 182 sobrevoava o espaço próximo à Terra Indígena Yanomami.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags