Cidades do litoral norte de Santa Catarina, incluindo a capital, Florianópolis, estão enfrentando fortes chuvas nesta quinta-feira (16). O mau tempo está causando diversos transtornos, como alagamentos e até estradas bloqueadas.
Uma das cidades mais afetada é Balneário Camboriú, destino muito conhecido pelos gaúchos durante período de férias. A prefeita Juliana Pavan decretou estado de emergência. Ela divulgou um vídeo nas redes sociais no qual aparece conversando com o governador Jorginho Mello.
Leia mais: VÍDEO: Rodovia que dá acesso a Jurerê, Canasvieiras e Ingleses é tomada pela água
De acordo com ela, a situação na cidade é alarmante e que os esforços da administração são para conter os estragos provocados pelas chuvas. Segundo Juliana, todos foram pegos de surpresa nesta manhã. “Governador, preciso muito da ajuda de vocês. Agradeço a preocupação, peço que o senhor possa também destinar atenção aqui para a nossa região. Até porque nesse momento, nós estamos sem todos os equipamentos, colchões, enfim, tudo isso foi destinado pro Rio Grande do Sul no ano passado, então a cidade está sem nada”, diz a prefeita, referindo-se a ajuda humanitária enviada em maio de 2024 durante as enchentes que assolaram o Estado.
O governador catarinense garantiu que dará suporte ao município afetado. A prefeita ainda disse que moradores de locais mais afetados estão indo para casa de familiares em aréas mais seguras ou então para abrigos temporários em estruturas municipais.
Veja também: “Estamos em pânico”: Gaúcha relata aflição em estrada alagada durante chuvarada em SC
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, lembrou da ajuda recebida do estado vizinho durante a catástrofe que atingiu o RS no último ano e disse nas redes sociais que “é a nossa vez de retribuir a solidariedade”. Ele colocou equipes técnicas do Estado à disposição dos catarinenses e ressaltou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão prontos para atuar com o efetivo, se for necessário, e também com a entrega de doações de itens que estão no Centro de Logística da DC gaúcha, além de outros materiais que forem demandados.
Situação
Em áreas da cidade, no fim do dia, equipes da prefeitura já iniciaram a limpeza das ruas. A cidade tem, ao menos, 3 abrigos: um na região norte, região sul e bairro do Municípios.
Todas as unidades de saúde de Balneário Camboriú foram fechadas, com exceção das de urgência e emergência. Os atendimentos ficaram concentrados nas UPAs Barra e Nações e no Hospital Municipal Ruth Cardoso. A recomendação é para que pacientes com sintomas leves priorizassem o serviço online, que também permite a renovação de receitas via Telemedicina.
A prefeitura deu início a campanha de doações para desabrigados e animais resgatados. São recebidos itens como alimentos, produtos de higiene, cobertores, roupas, colchões e materiais de construção que podem ser entregues em pontos de coleta entre às 7 e 22 horas.
As doações são recebidas na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família na Rua 3100, número 876 ou no Galpão Viveiro Mata Atlântica, que fica em frente ao Grupo Escoteiro Leão do Mar, na entrada do Parque Raimundo Malta.
LEIA TAMBÉM