MÁSCARA 100% CASEIRA

VÍDEO: Skincare de cocô? Influencer viraliza ao usar fezes como ingrediente natural no rosto

Entenda também o que diz estudo que jovem afirmou ter lido sobre as fezes

Publicado em: 29/08/2024 12:02
Última atualização: 29/08/2024 12:08

Os seguidores de Bárbara Peixoto foram pegos desprevinidos há algumas semanas, quando a influencer postou um vídeo em que passava no rosto uma nova "máscara caseira" para o skincare: as próprias fezes.

LEIA MAIS: Mais da metade dos casos de mpox no Brasil se concentram em um único estado


"Vi uma pesquisa sobre isso e resolvi tentar!", disse Bárbara enquanto passava fezes no rosto em um tipo de skincare Foto: Redes Sociais/Reprodução

FIQUE POR DENTRO: Médicos têm vínculo com a indústria farmacêutica? Novas regras regulamentam a relação

Veja jovem passando fezes no rosto:

 

 

"Maior loucura que fiz na vida", escreveu na publicação no Instagram, que soma mais de 2 mil likes. No vídeo, ela abre a porta da geladeira, pega um pequeno pote com um conteúdo marrom em uma das prateleiras, e começa a passá-lo no rosto.

"Passei minhas fezes no rosto, agora ele não quer ficar perto de mim", escreveu com risadas. Enquanto nas imagens, usava um prendedor no nariz, para não sofrer tanto com o mau cheiro.

E a ideia, segundo ela, veio de um estudo. "Vi uma pesquisa sobre isso e resolvi tentar! Deu certo pra mim, minha pele parou de escamar!."

VEJA: Curiosidade faz criança de 4 anos quebrar jarro milenar fabricado antes de Jesus Cristo

"Vi uma pesquisa sobre isso e resolvi tentar!"

A pesquisa que Bárbara afirmou ter visto um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Ela compartilhou a imagem de uma matéria feita pelo jornal O Globo sobre o estudo. Entretanto, em nenhum momento elas falam sobre passar o cocô no rosto, ou qualquer coisa do tipo.

Na verdade, a pesquisa é sobre os transplantes de microbiota fecal (FMT), também conhecidos como os transplantes de fezes. O procedimento é feito no Brasil desde 1985.

Nele, o cocô de um doador saudável é colocado no intestino de um paciente, para tratar doenças. Ele é usado principalmente para o tratamento de infecção recorrente por Clostridium difficile (CDI) e tem de 80% a 90% de sucesso.

APRENDA: Como preparar a pele para a maquiagem em 5 passos

No artigo Rejuvenating the human gut microbiome, publicado em agosto de 2022, os cientistas afirmam que seria interessante fazer uma espécie de "arca de Noé de fezes humanas", congelando amostras de cocô de pessoas jovens, "quando os indivíduos estão livres de doenças".

Isso poderia "potencialmente rejuvenescer o microbioma intestinal humano", usando o transplante quando as pessoas envelhecerem, ou se desenvolverem doenças associadas ao distúrbio da microbiota.

"Além disso, é necessária cautela na promoção desta ideia", diz o estudo, relembrando que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto para ter certeza de que é seguro e funcionaria.

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

"Se a minha pele escamar de novo, eu vou passar fezes na cara de novo"

Nesta quarta-feira (28), Bárbara postou um novo vídeo falando sobre as críticas que está recebendo nas redes sociais. "Eu não sei porque as pessoas se doem tanto, querem te julgar tanto, te criticam tanto, sem saber das coisas." 

Na postagem, ela afirmou que faria novamente e que não entendia as críticas e a problematização em cima disso. "Gente, eu não tenho problema com as minhas fezes, são as minhas fezes, do meu corpo."

'E se a minha pele escamar de novo, eu vou passar fezes na cara de novo. O rosto é meu, gente, e eu faço o que eu quiser."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas