Um tsunami foi registrado arrastando carros pela praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina, por volta de 16 horas deste sábado (11).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, não se sabe precisamente quantos veículos foram levados pela força da água. Fenômeno teria sido uma “onda solitária” e não foi feito boletim de ocorrência. De acordo com a corporação, não houve feridos.
Entenda o Fenômeno
O meteotsunami é incomum e de difícil previsão, de acordo com a Defesa Civil de SC. Ele aconteceu por conta de uma linha de instabilidade, que chegou pelo litoral sul do estado. Formadas por fragmentos de tempestades que se alinham, estas linhas podem perturbar as águas, causar rajadas de vento intensas e colaborar com o avanço do mar pela praia.
Através de “pulsações” na pressão atmosférica, possibilitam uma “ressonância quase perfeita entre atmosfera e oceano”, aumentando a altura das ondas, que ficam ainda maiores ao se dirigir para costa, chegando a muitos metros em poucos minutos.
Na praia de Laguna, a Defesa Civil de SC explica que, por ser muito plana, a onda pode invadir a costa, alcançando “dezenas a centenas de metros”.
O tsunami meteorológico teve origem também na junção de um temporal, o ar muito quente e uma frente fria, que saiu do leste gaúcho, de acordo com a MetSul Meteorologia. As nuvens de tempestade, que geraram o meteotsunami na cidade, passaram antes pelas praias do Rio Grande do Sul, no litoral norte.
Vídeos do momento em que as ondas arrastaram os carros pela praia foram registrados e repercutiram nas redes sociais. Assista:
Um tsunami foi registrado arrastando carros pela praia de Cardoso, em Laguna, Santa Catarina. Episódio aconteceu no sábado.
???? Redes Sociais/Reprodução pic.twitter.com/kbCc2flZv3
— Jornal NH (@jornalnh) November 12, 2023
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags