abc+

PRAIAS

Veranistas e proprietários de condomínios discutem utilização do espaço público no litoral norte; entenda

Relatos é de que até crianças foram impedidas de jogar bola para que tendas pudessem ser montadas a espera de condôminos

Dário Gonçalves
Publicado em: 07/01/2024 às 21h:35
Publicidade

As faixas de areia nas praias são públicas, no entanto, moradores e veranistas de Xangri-Lá têm enfrentado um problema para usarem os espaços coletivos.

O motivo de indignação é que condomínios à beira-mar, conforme os veranistas, estão instalando gazebos (tendas) desde o início da manhã na praia de Remanso. O objetivo seria reservar espaços aos seus moradores, impedindo que outras pessoas ocupem as faixas de areia. Para piorar a situação, por horas as tendas montadas ficam vazias.

Tendas montadas sobre quadra de esportes | abc+



Tendas montadas sobre quadra de esportes

Foto: Divulgação

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

De acordo com a corretora de imóveis e moradora de Xangri-Lá, Janete Zatt, “o que tem acontecido é a privatização do espaço público por particulares”. Por isso, foi criado um abaixo assinado e uma solicitação ao Ministério Público para proibir a reserva de lugares na praia; fiscalização e multa no caso de descumprimento da liminar.

A corretora esclarece que não é contra o uso dos espaços pelos condomínios, mas sim contra a reserva dos locais, impedindo que os demais tenham acesso. “Que sejam colocadas conforme o usuário chega, e sejam desmontados após ele sair para que todos possam usar a praia”, afirma.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Outro morador de Xangri-Lá relatou que estava jogando futebol com seu filho na praia pela manhã, quando funcionários de um destes condomínios chegaram tentando expulsá-los do local, gerando um princípio de “estresse”. Em fotos divulgadas pelo grupo de veranistas, é possível ver que as estruturas foram instaladas até mesmo sobre uma quadra onde pratica-se vôlei e futevôlei. “Quando os veranistas chegam, são empurrados para beira-mar ou para quase em cima das dunas. Às vezes montam 30 barracas e vem três ou quatro famílias dos condomínios”, acrescenta Zatt.

Capital dos condomínios

Conforme a corretora de imóveis, Xangri-Lá é conhecida como a capital dos condomínios, com cerca de 45, além de tantos outros em obras do outro lado da Estrada do Mar, que irão desembocar nesta mesma região. “Se cada condomínio armar 30, 40, 50 barracas, como é que vai ficar? Por isso que a gente quer uma ordenação, para que fique justo para todos os condomínios e para os veranistas”, comenta.



Agora, Janete diz que o próximo passo é uma reunião com o Poder Municipal, para solicitar as fiscalizações e, se necessário, levar as assinaturas ao Ministério Público.

“Fato Isolado”

A Associação dos Condomínios Horizontais de Xangri-Lá (ACX) emitiu uma nota de esclarecimento na última quinta-feira (4), dizendo que a montagem de tendas antecipadamente por parte dos condomínios havia sido um “fato isolado” e se desculpou pelos transtornos causados. No entanto, a reclamação dos veranistas persistia ainda neste domingo (7), alegando que a prática continua.

Questionada se teria algo a acrescentar neste domingo, a reportagem aguarda por uma resposta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade