SAÚDE
Veja o que muda na caderneta de vacinação infantil após lançamento de nova edição
6º edição foi divulgada pelo Ministério da Saúde e conta com novidades
Última atualização: 08/04/2024 11:42
Visando facilitar o acompanhamento vacinal por parte dos pais e responsáveis, o Ministério da Saúde divulgou a 6ª edição da Caderneta da Criança: Passaporte da Cidadania. A novidade fica por conta da inclusão das vacinas de Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação.
Além disso, a nova versão retoma a impressão e distribuição dos exemplares em sua versão física. O serviço havia sido interrompido há quatro anos. Todas as regiões do País já foram contempladas com um total de 6,4 milhões de exemplares. “Ela orienta os responsáveis desde o primeiro momento de vida, sobre as vacinas e todos os cuidados com a criança”, afirma a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Conforme o Ministério, a caderneta serve como um registro de saúde, abrangente para crianças até 9 anos. Estão inclusos o histórico de vacinação, orientações sobre desenvolvimento físico, mental e até mesmo aspectos de educação. “Um dos seus objetivos é reduzir a mortalidade infantil, mas não somente isso: é uma garantia do pleno desenvolvimento de todas as crianças”, completa Sonya Isoyama, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.
Formato digital
A caderneta não está disponível apenas no formato físico. Quem preferir pode fazer o download do documento, à disposição para meninas ou meninos. O cálculo para distribuição do material físico contempla uma margem de segurança para o caso de eventualidades tais como enchentes, deslizamentos e incêndios.
Para garantir a versão digital basta acessar o site no Ministério da Saúde.