Não é de hoje que questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outras provas semelhantes geram polêmica pela complexidade, e esse ano, não foi diferente. Neste domingo (10), uma pergunta da prova de matemática do exame fez muitos candidatos “quebrarem a cabeça”.
LEIA TAMBÉM: “Não se torne vítima”: Oasis alerta para golpe com venda de ingressos para shows no Brasil
A questão era a 164 do caderno amarelo, 147, no cinza, 155, no verde, e 137, no azul. Nela, era apresentada a situação em que um aluno calculou a média de suas notas de forma errada, e pedia para o candidato descobrir o resultado correto dela.
Questão:
“Ao calcular a média de suas notas em 4 provas, um estudante dividiu, por engano, a soma das notas por 5. Com isso, a média obtida foi 1 unidade menor do que deveria ser, caso fosse calculada corretamente.
O valor correto da média das notas desse estudante é?”
A) 4 – B) 5 -C) 6 – D) 19 – E) 21
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Falta informação?
Muitos candidatos argumentaram que faltavam informações para a resolução do cálculo. Entretanto, professores de matemática ouvidos pelo Uol resolveram a questão.
Para eles, as notas sozinhas não importam. O que deve ser o foco é a soma total das 4, que será representada pela letra S. O objetivo é saber qual é a média, M. A soma (S) dividida por quatro (número de provas feitas) é igual à média (M): S/4 =M
No enunciado, fica claro que o engano do aluno foi dividir a soma (S) por cinco —e não por quatro, como deveria ser. Esse resultado da conta errada é igual à média (M) menos 1 unidade.
Cálculo:
S/4 = M
S/5 = M – 1
Trabalhando o sistema de equações:
S = 4M
S = 5M – 5
Se S = 4M
4M = 5M – 5
M=5
A média do aluno foi 5. Ou seja, o resultado da questão é a letra B.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags