Sete atletas de remo de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, além do coordenador do projeto e do motorista da van que levava o grupo, morreram em um acidente de trânsito na noite deste domingo (20) na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. Os sete atletas eram adolescentes.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 21h40, a van de turismo seguia no sentido Sul, no quilômetro 665 quando foi atingida por uma carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente.
Conforme o condutor do caminhão, o veículo teria ficado sem freios, quando colidiu na traseira da van. Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.
LEIA TAMBÉM: Chacina deste domingo em Canoas é a quinta do Rio Grande do Sul em 50 dias
Os atletas voltavam de São Paulo, de onde retornavam de um campeonato. Todos eles faziam parte de um projeto municipal. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de sete dias na cidade.
O governador Eduardo Leite também lamentou o ocorrido. “Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.”
Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.
Eles estavam representando nosso Estado com muita honra…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) October 21, 2024
Até o início da manhã desta segunda-feira (21), já tinham sido localizados seis corpos. Às 7 horas, a PRF ainda não havia conseguido acessar completamente a van, que ficou prensada sob a carreta. As equipes aguardavam a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos corpos.
CONFIRA: AEROPORTO: O que os passageiros precisam saber sobre a volta dos voos ao Salgado Filho
Ao todo, dez pessoas estavam na van. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves e levado, juntamente com o motorista da carreta para o Hospital São José, em Joinville.
Mais tarde, o governo do RS emitiu uma nota de pesar sobre a fatalidade. “O governo estadual se solidariza com familiares, amigos e população de Pelotas e do Rio Grande do Sul neste momento de tanta dor. Os jovens atletas do remo estavam retornando de São Paulo, onde haviam participado no fim de semana do Campeonato Brasileiro Unificado. Estavam representando e levando o nome do Rio Grande pelo Brasil com dedicação, motivação e resultados.”
LEIA TAMBÉM