FIM DE ANO
Vai viajar com as crianças? Confira dez dicas para ter férias mais seguras e sem acidentes
Planejamento e prevenção são essenciais para que momento seja de pura diversão; veja como torná-lo ainda mais seguro
Última atualização: 12/12/2023 12:45
O fim de dezembro - e das aulas - está próximo e as viagens em família deixam de ser uma miragem no horizonte. Apesar do planejamento, as crianças sempre inspiram cuidados, que se diferenciam ao passar de cada fase de desenvolvimento. A pediatra Juliana Okuyama deixa dez dicas para ajudar a prevenir acidentes, principalmente nessa época do ano.
Supervisão
É importante estar sempre supervisionando as crianças, principalmente as mais novas.
Portões de segurança
Os portões de segurança são ótimos aliados na hora das escadas e lugares altos. Essas grades de proteção ajuda a evitar quedas e podem ser encontradas em diversas lojas do setor de móveis, construção e na internet, por cerca de R$ 70.
Produtos impróprios fora de alcance
É importante que os pequenos fiquem longe de produtos que possam ser tóxicos. Sejam eles de limpeza, químicos ou medicamentos, o melhor é deixar fora de alcance e preferencialmente em armários trancados.
Cuidado com objetos pequenos
As crianças não devem ter acesso a objetos pequenos, pois podem ser facilmente engolidos.
Supervisão na água
É de extrema importância que os responsáveis estejam sempre atentos às atividades em água, ou perto dela, das crianças, como banhos de piscina e no mar ou passeios na praia. Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças, de 1 a 14 anos, morrem no Brasil, principalmente por afogamentos.
Crianças longe de fogões
Os pequenos precisam ficar afastados de locais muito quentes, como fornos e fogões. Outra dica é usar protetores nas tomadas elétricas para evitar choques.
Brinquedos adequados
As indicações de idade atrás dos produtos não estão lá por acaso. Os brinquedos devem ser adequados para cada criança e é preciso se certificar que não apresentam riscos de asfixia ou ferimentos.
Kit de primeiros socorros
Um kit de primeiros socorros deve sempre estar perto e é preciso saber como usá-lo. Nele deve ter o básico, como band-aids, e remédios utilizados pela criança, como bombinhas para asma e bronquite. Alguns itens importantes são:
- antisséptico;
- gaze, band-aid e esparadrapo micropore;
- algodão;
- analgésicos, antitérmicos e antialérgicos;
- outros medicamentos de uso contínuo;
- termômetro.
Álcool, tabaco e substâncias
O ambiente de férias traz a liberdade para relaxar e, em ocasiões, o uso de bebidas alcoólicas acaba se tornando mais frequente. Não há um problema direto quanto a isso, mas as substâncias, como bebidas e tabaco, devem ser mantidas sempre em locais que as crianças não tenham acesso. E é preferível que não sejam ingeridos em momentos que requerem atenção ao cuidado dos pequenos, como em piscinas.
Educação é primordial
É preciso, além de tomar todos os cuidados possíveis, ensinar às crianças como agir de maneira segura, conforme suas fases de crescimento. Por exemplo, não correr em escadas, não colocar objetos na boca, locais ou coisas que não devem mexer e chamar um adulto em caso de desconforto ou perigo.
A prevenção é fundamental para que as férias sejam tranquilas e longe de ambientes hospitalares. Caso haja uma emergência, estar pronto para agir é primordial, além de ter números de emergência, como atendimentos pronto-socorro, sempre em fácil acesso.