ALERTA
Não compartilhe! Entenda por que foto de idoso na praia pode bloquear seu Instagram
Usuários também relatam punições do Facebook pelo compartilhamento da imagem
Última atualização: 23/07/2024 16:07
A foto de um idoso na praia tem causado transtorno para usuários do Instagram. O compartilhamento da imagem abaixo tem feito com que os donos de perfis na rede social tenham as contas parcialmente bloqueadas ou até mesmo banidas.
LEIA TAMBÉM: ECLIPSE: Qual o próximo de 2024? Fenômeno será visto do Brasil?
Tudo começa com uma brincadeira de mau gosto. Um conhecido envia a foto pelo WhatsApp e pede para que seja reenviada pelo Instagram. O que é muito difícil de perceber, mas o algoritmo identifica, é que, ao lado do homem, teria uma criança sem roupas (borrada na edição acima). O compartilhamento de imagens deste tipo fere as diretrizes da Meta, que administra a plataforma e o Facebook.
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA NOSSA NEWSLETTER
Conforme as políticas da empresa, não é permitido que os usuários publiquem conteúdo que retrata nudez infantil real ou não real, ou que coloque crianças em perigo. "Quando tomamos conhecimento de um caso aparente de exploração infantil, fazemos uma denúncia ao National Center for Missing and Exploited Children (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, NCMEC, pelas siglas em inglês), em conformidade com a legislação aplicável", descreve a Meta nos fundamentos da política contra exploração sexual infantil.
A empresa esclarece que há o conhecimento de que "as pessoas compartilham imagens dos próprios filhos nus sem más intenções". "No entanto, geralmente removemos essas imagens para impedir que outras pessoas cometam abusos, as reutilizem ou se apropriem delas indevidamente."
O que dizem as vítimas do "golpe"
Segundo a moradora de São Leopoldo Kevlyn de Mattos, 17 anos, foi exatamente desta forma que ela caiu no “golpe”. Ela relata que ficou três dias sem poder enviar mensagens pela rede social, mas que na sequência teve a conta liberada.
Esse usuário, por outro lado, disse em um comentário no TikTok que não teve tanta sorte. “Depois de três dias, minha conta foi banida. Tinha [salvo no Instagram] fotos da minha vida toda. Tive que fazer outra conta”, comentou.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Galera, saí dos três dias hoje e o Insta baniu minha conta”, relata mais um perfil no TikTok.
Punição no Facebook
Uma pessoa com perfil no Facebook também relatou que sofreu punições pelo compartilhamento da imagem. O detalhe é que, neste caso, o usuário publicou a foto com a parte que teria a nudez infantil borrada.
FAÇA PARTE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Mesmo assim, o algoritmo identificou a imagem e notificou como “exploração sexual infantil”. O Facebook segue as mesmas diretrizes do Instagram, pois também pertence à Meta.
Neste caso, o dono do perfil terá que ficar um mês sem participar de ligações, criar anúncios ou lives na plataforma.