A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz alerta aos pacientes que consomem o medicamento Ozempic. Injetável usado para o tratamento da diabete, a substância semaglutida ganhou destaque pelo uso off label (fora da prescrição da bula) com resultados para pessoas com obesidade.
VEJA TAMBÉM: Mounjaro, Ozempic ou Wegovy? Estudo diz qual medicamento é mais efetivo para perda de peso
De acordo com a Anvisa, a farmacêutica Novo Nordisk, responsável pelo produto, fala em suspeita de falsificação das canetas.
No comunidado, informa que há “indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos de Ozempic® do lote NP5K174”.
A suspeita é de que os rótulos do Ozempic tenham sido retirados indevidamente de canetas originais do medicamento e usados em embalagens de insulina.
CLIQUE PARA LER: Isso é o que acontece quando uma pessoa para de tomar Ozempic
Orientações
A orientação da Anvisa é para que população e profissionais de saúde fiquem atentos às características da embalagem e do produto, e que adquiram somente produtos completos (dentro da caixa), em farmácias regularizadas junto à Vigilância Sanitária e sempre com a emissão de nota fiscal.
“Desconfie de sites e canais para comercialização de medicamentos que usam os nomes das marcas ou que adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos, e não adquira medicamentos oferecidos em grupos de mensagens”, alerta o órgão.
Veja aqui o comunicado da empresa Novo Nordisk
Confira as principais indicações de fraude:
- A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são de cor azul escura, com botão laranja.
- Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – o Ozempic® 1mg é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis.
- Preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias e drogarias.
- Adesivos e indicações de “nova fórmula” ou informações semelhantes – a Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde sua chegada ao mercado, em 2019.
- Canetas de Ozempic® 1mg com numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg.
O que fazer em caso de falsificação
Em caso de dúvida sobre os pontos de venda ou caso sejam identificadas unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população ou os profissionais de saúde não devem utilizar o produto. Devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: sac.br@novonordisk.com.
O caso ainda deve ser comunicado imediatamente à Anvisa. A comunicação pode ser feita pela Ouvidoria da Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria) ou pelo link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed/
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags