Moradores dos bairros Rincão Gaúcho, de Estância Velha, e Roselândia, de Novo Hamburgo, estarão reunidos na manhã de domingo (27) para pedir às autoridades mais segurança para os usuários da BR-116 em local que ficou conhecido como “trecho da morte“. Somente neste ano, foram registrados 11 óbitos na rodovia em acidentes de trânsito entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos. A concentração será a partir das 9 horas, em frente à Mapa Mega Store.
De acordo com a moradora do Rincão Gaúcho Cássia Freitas, uma das organizadoras, a manifestação será pacífica, em busca de um olhar atento dos órgãos responsáveis. “Precisamos dar visibilidade a esse problema, que não é mais só dos dois bairros, mas de todos que transitam na BR-116 e que podem ser a próxima vítima”, justifica.
Duplicação
Nesta quinta-feira (24), a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília informou ao deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) que está autorizada a contratação do projeto para duplicação da BR-116 entre a RS-239, em Novo Hamburgo, e o acesso principal a Ivoti.
Editorial publicado na capa dos jornais do Grupo Sinos na última segunda-feira (21) defendeu a urgência da duplicação no trecho. Em março, no Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana realizado pelo Grupo Sinos em São Leopoldo, a Superintedência do Dnit no Estado apresentou um estudo prévio da duplicação entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos. A obra custaria R$ 533 milhões.
LEIA TAMBÉM