ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
TRÁFICO INTERNACIONAL: Mergulhador que acessava casco de navio para esconder drogas é descoberto pela PF
Homem foi preso no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, enquanto embarcava para um voo à África do Sul
Última atualização: 07/03/2024 16:04
Um mergulhador profissional foi preso na manhã desta quarta-feira (10) por envolvimento com tráfico internacional de drogas. Segundo a Polícia Federal, a função do homem em uma organização criminosa era esconder entorpecentes embaixo de navios atracados em terminais portuários brasileiros. O suspeito ainda retirava as quantidades das caixas de mar. Acesso é feito através de mergulho profissional.
O homem, natural de Vitória, no Espirito Santo, foi encontrado e preso no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, enquanto embarcava para um voo à África do Sul.
Além disso, a PF cumpre nesta quarta três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, sendo três no Rio Grande Sul, um em Santa Catarina, um no Espírito Santo e um em São Paulo, expedidos pela Justiça Federal.
A operação Diver – que significa mergulhador, em inglês – teve início em 29 de março de 2023. Na data, a PF e a Marinha do Brasil apreenderam 206 quilos de cocaína ocultados em casco de um navio, em Rio Grande. A embarcação tinha como destino o porto de Setúbal, em Portugal.
A droga estava escondida em uma das caixas de mar (sea chest), através de atividade de mergulho e acompanhada por meio de rastreadores para acompanhar os entorpecentes (air tags da Apple).
A ação passou a ser investigada pela Polícia Federal, que identificou o mergulhador.
Veja vídeo da apreensão em Rio Grande