TEMPO SEVERO
Tornado deixa rastro de destruição no Paraná; veja imagens e entenda o fenômeno
Vídeo mostra o momento em que telhado de um posto de combustíveis desaba em função do vendaval
Última atualização: 05/10/2023 09:29
Um tornado deixou rastros de destruição na quarta-feira (4) em Cascavel, no oeste do Paraná. Além da cidade, outros municípios registraram tempo severo com vento, chuva forte e granizo em várias regiões do estado.
Segundo a MetSul Meteorologia, a tempestade começou por volta das 6 horas com fortes rajadas de vento. Em todo o Paraná, 400 mil pessoas ficaram sem luz.
Além da queda de dezenas de árvores, o tornado derrubou postes, fios, placas de trânsito e de lojas em Cascavel. Muitos imóveis ficaram destelhados e escolas municipais suspenderam as aulas até o começo da semana que vem. A Defesa Civil do município montou uma base para distribuir lonas. Dezenove mil metros foram distribuídos até a tarde de quarta.
O prefeito de Cascavel, Tiago Lutiani Oliveira Ribeiro, e o Corpo de Bombeiros sobrevoaram a cidade para verificar os pontos mais afetados e divulgou um vídeo nas redes sociais. Veja:
O portal CGN publicou um vídeo que mostra o momento em que o tornado arrancou o telhado de um posto de combustíveis. Nas imagens, funcionários e clientes andam normalmente pelo estabelecimento quando são surpreendidos pelo vendaval. Um motociclista escapa por pouco do desabamento da estrutura. Não houve feridos. (Veja abaixo)
Segundo os meteorologistas, há múltiplas evidências de que houve a passagem de um tornado na área urbana de Cascavel. "A severidade dos estragos que foi observada é consistente de um tornado", explicam os especialistas. Outro indicativo do fenômeno é a duração muito curta que foi vista do vento destrutivo.
A MetSul esclarece que os dados são condizentes com um tornado entre o limite intermediário da categoria 1 com vento de 150km/h ou mais. A escala dos tornados vai até 5. Nos demais pontos da cidade ocorreu um vendaval associado a uma tempestade severa.
As condições atmosféricas eram propícias à formação de um tornado. Havia ar muito quente sobre o oeste do estado, enquanto pelo sul e o oeste avançava uma frente fria com massa de ar frio na retaguarda. Os meteorologistas salientam ainda que sob a condição pré-frontal, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis atuava com grande intensidade sobre o Oeste do Paraná no momento em que se deu o tornado na cidade de Cascavel.