O Ministério das Relações Exteriores enviou à Argentina uma consulta formal para tentar descobrir o paradeiro de 143 brasileiros investigados por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Os investigados são considerados foragidos da Justiça no Brasil.
A suspeita é que eles tenham ingressado e estejam em território argentino, para escapar de prisões e condenações no Brasil. Informações da Polícia Federal (PF) dão conta de que ao menos 47 réus já condenados ou com mandado de prisão em aberto de fato fugiram para a Argentina.
Por meio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, o ministério repassou à chancelaria da Argentina, na sexta-feira (7), um ofício do Supremo Tribunal Federal (STF), instância em que o caso é julgado, com pedido de colaboração para que o governo Javier Milei verifique se os 143 foragidos estão em solo argentino.
Investigadores da PF querem descobrir se eles ingressaram no país de fato, se lá permanecem e em que condição migratória – como turistas, com pedido de residência com base nos acordos do Mercosul ou ainda se formalizaram pedidos de refúgio ou de asilo político.
A PF prepara os processos burocráticos para solicitar a extradição deles.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags