MEOTEOROLOGIA

Tempestade tropical e vórtice ciclônico formam situação inédita na Região Sul do Brasil; confira

Akará atua na costa do Brasil, enquanto baixa pressão está sobre o território paranaense

Publicado em: 20/02/2024 19:17
Última atualização: 20/02/2024 19:18

Enquanto a tempestade tropical Akará está na costa do Brasil, um vórtice ciclônico atua em médios e baixos níveis na Região Sul do País. Essa atuação aproximada criou uma situação meteorológica inusitada nesta terça-feira (20). Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, este provavelmente é um registro inédito.


Mapa de vento em 500 hPa (cerca de 5 mil metros) mostra vórtice ciclônico em médios e altos níveis sobre o Sul do Brasil Foto: Earth Null/MetSul

Para entender o que acontece, a meteorologista explica que uma baixa pressão – ou vórtice ciclônico – em níveis médios e altos da atmosfera, atua no território paranaense, após passar pela Argentina e pelo Rio Grande do Sul. Esse fenômeno não é fora do normal ou raro, mas não é frequente a ponto ser registrado muitas e muitas vezes em um ano como uma frente fria.

Ao mesmo tempo que o vórtice ciclônico atua sobre o continente no Sul do Brasil, a tempestade tropical Akará – centro de baixa pressão quente de baixos a altos níveis da atmosfera – se formou na costa da mesma região, em mar aberto, distante do litoral. "Então, o que temos desde ontem [segunda-feira (19)] é a simultaneidade na nossa região de um fenômeno menos frequente com outro de rara ocorrência e que, neste século, somente foi visto na costa brasileira em quatro oportunidades antes de 2024, uma situação meteorológica bastante inusitada em escala sinótica", expõe Estael.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas