PREVISÃO DO TEMPO
Temperaturas despencam e RS pode registrar 7°C dois dias após sensação térmica de 43°C; saiba onde
Sexta-feira é marcada por declínio de temperatura após passagem de temporal que causou estragos em cidades gaúchas
Última atualização: 21/03/2024 19:21
A passagem de uma frente fria entre a noite de quarta (20) e esta quinta-feira (21) trouxe alívio para o calorão que assolava o território gaúcho. Durante a tarde de quarta, primeiro dia do outono, pontos do Rio Grande do Sul tiveram sensação térmica de 43°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar de trazer certo conforto para aqueles que não aguentava mais o calorão, esse fenômeno causou danos pelo Estado. Às 18 horas, 29,83% dos clientes da CEEE Equatorial e 3% dos clientes da RGE Sul continuavam sem energia elétrica. Clique aqui e confira dados completos do último boletim divulgado pelo governo estadual.
Durante a madrugada, ventos acima dos 140 km/h foram registrados e pelo menos cinco pessoas ficaram feridas – sendo duas da região. Mãe e filho, moradores de Taquara, precisaram de atendimento médico após uma parede desabar durante o temporal. Em Canoas, a queda de uma árvore destruiu metade de uma casa.
Em Santa Maria, o observatório do Bate-Papo Astronômico registrou a queda de 124 raios em um intervalo de duas horas.
O que esperar do tempo para a sexta no RS?
Conforme a MetSul Meteorologia, o ar mais frio que vai cobrir o RS na sexta (22) deve trazer um dia "muitíssimo agradável e com marcas comuns em abril" – diferentemente do registrado na quarta-feira. Inclusive, um dos quatro alertas emitidos pelo Inmet nesta quinta é para perigo potencial em função do declínio de temperatura.
Pontos da Campanha e da Serra do sudeste podem ter um amanhecer gelado, com mínimas de 7°C a 8°C. A tarde deve ser amena em boa parte do Estado, com máximas entre 20°C e 25°C.
Noites frias
As noites devem ser amenas ou frias neste fim de semana, então, se o objetivo é sair, o ideal é levar aquele casaquinho junto. Ainda segundo os meteorologistas, ar muito seco e tempo aberto favorecerão um acentuado resfriamento noturno.
O extremo sul de Porto Alegre e área metropolitana podem ter mínimas de 12°C a 14°C. Nos Aparados da Serra, as madrugadas de sexta, sábado (23) e domingo (24) serão geladas – sendo a de sábado a mais fria, com mínimas de até 5°C em São José dos Ausentes.
Há possibilidade de geada, mesmo que fraca e isolada. Marcas abaixo de 10°C devem ocorrer em algumas cidades da Serra.