A 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi realizada nesta terça-feira (4), e uma questão vem deixando muitas pessoas na dúvida: afinal, qual flor que a Ana vai ganhar?
Na questão é apresentada uma situação em que três meninas, Ana, Bia e Carla, vão a uma floricultura. Chegando lá, uma conversa entre elas é relatada e então é feito o questionamento de qual flor Ana iria ganhar.
- Líder de uma das facções mais violentas do RS se passa por empresário com nome falso em outro estado
A questão pode começar a ser resolvida partindo da informação dada por Ana, de que ela sabe a quantidade de pétalas, mas não a cor. Desta forma, sobram apenas as opções A e C, pois elas têm a mesma quantidade, diferentemente das outras flores, que possuem outro número de pétalas.
O problema está na declaração de Bia, em que ela diz que sabe a cor da flor que ela e Carla vão receber, mas não a quantidade de pétalas. A confusão se dá porque em nenhum momento diz que as duas irão receber flores da mesma cor, o que ainda deixa a resposta em aberto entre as opções A e C.
Com a dificuldade da pergunta, as pessoas já estão movimentando a internet. Um perfil no X comentou: “mais uma vez a OBMEP não faz sentido pra mim.”
Indignado, outro aluno respondeu: “E a querida da minha escola que imprimiu em preto e branco e a gente não tinha ideia de quantas cores tinha.”
Outro usuário do X se questionou: “Como vou passar no Enem se nem a OBMEP eu sei fazer.”
Mais de 18 milhões de alunos da rede pública participaram da primeira fase desta edição da prova. Os resultados saem no dia 2 de outubro.
LEIA TAMBÉM