O ASSUNTO É POLÊMICO

Técnicos emitem recomendação ao governo sobre horário de verão; entenda

Medida foi extinta em 2019 no governo do então presidente Jair Bolsonaro; Lula fez enquete sobre o assunto no ano passado

Publicado em: 20/09/2023 18:21
Última atualização: 20/09/2023 18:22

Técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) já chegaram a um consenso sobre a volta ou não do horário de verão ainda em 2023. Eles emitiram uma recomendação ao governo federal, que nos próximos dias deve bater o martelo. A tendência é que a orientação técnica seja respeitada.

FIM DE INVERNO QUENTE INDICA QUE TEREMOS UM VERÃO COM CALOR ACIMA DA MÉDIA?


Horário de verão pode voltar ainda em 2023? Veja o que dizem os técnicos Foto: Adobe Stock

O Brasil está entrando no período mais quente com os reservatórios das usinas hidrelétricas praticamente cheios e fornecimento crescente de energia solar e eólica, que garantem uma oferta firme e a custos menores.

Diante disso, os técnicos do MME entendem que não será necessário adotar o horário de verão neste ano. A avaliação é que o planejamento do setor elétrico está robusto, com fornecimento garantido, e a mudança de horário não traria ganhos práticos.

BOLHA DE CALOR: AR QUENTE VAI ATINGIR A METADE NORTE DO RS NESTE FIM DE SEMANA

O horário de verão determinava que, de outubro a fevereiro, os relógios fossem adiantados em uma hora em relação ao horário de Brasília. A medida visava a redução do consumo de energia, de forma que a população poderia aproveitar por mais tempo a luz natural do sol.

O horário de verão foi extinto em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele justificou na época que estudos do governo apontavam que a mudança de horário não surtia mais efeito na economia de energia no País.

O tema sempre foi polêmico. No fim do ano passado, o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma enquete em rede social sobre a volta ou não do horário de verão. Foram 2,3 milhões de respostas, sendo 66,2% delas favoráveis ao horário de verão e 33,8% contrários.

Na época, assessores de Lula disseram que a enquete tinha uma finalidade meramente indicativa, ou seja, não seria o único ponto levado em conta em uma decisão sobre o futuro do horário de verão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilBrasília
Matérias Relacionadas