ECONOMIA

TAXA DE JUROS: Banco Central reduz Selic e taxa básica vai ao menor patamar em 16 meses

Decisão saiu no início da noite desta quarta-feira; é o segundo corte seguido

Publicado em: 20/09/2023 18:52
Última atualização: 20/09/2023 18:54

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central seguiu a estratégia anunciada no encontro anterior e reduziu nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano.


Integrantes do Copom reunidos nesta quarta; à esquerda o presidente Roberto Campos Neto Foto: Raphael Ribeiro/BC

Esse foi o segundo corte consecutivo na mesma intensidade promovido pelo colegiado do BC, que levou os juros ao menor nível em 16 meses. Em maio de 2022, a Selic estava em 11,75% ao ano.

A autoridade monetária iniciou o processo de flexibilização de juros em agosto, em uma decisão com placar apertado (5 a 4), na estreia dos primeiros diretores indicados pelo governo Lula (PT) – Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Ailton Aquino (Fiscalização).

O ciclo de cortes começou depois de o Copom ter mantido a Selic parada no patamar de 13,75% por um ano, a contragosto do presidente Lula, que disparou uma série de críticas à atuação do BC e fez pressão pela redução dos juros.

A decisão desta quarta vem em linha com a projeção consensual do mercado financeiro. Levantamento feito pela Bloomberg mostrou que o corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica era a expectativa unânime entre os economistas consultados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas