DE OLHO NO CÉU

SUPERLUA: Brasileiros terão a última oportunidade de ver o fenômeno em 2024; saiba quando

Esta será a quarta superlua deste ano, as outras foram em agosto, setembro e outubro; no ano esse fenômeno acontecerá apenas três vezes

Publicado em: 15/11/2024 15:15
Última atualização: 15/11/2024 15:15

Os brasileiros terão uma última chance nesta sexta-feira (15), de admirar uma superlua neste ano - se as condições climáticas colaborarem. De acordo com o Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o momento exato da Lua Cheia vai variar conforme o fuso, mas, no horário de Brasília, ocorrerá precisamente às 18h28.


Última superlua do ano será nesta sexta-feira Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O termo superlua não é científico. Porém, é usado popularmente para se referir a momentos nos quais o satélite natural, visto da Terra, fica maior e mais brilhante, pois estará perto de seu perigeu (o ponto mais próximo da Terra em sua órbita). Elas podem ocorrer tanto na fase cheia quanto na nova.

Leia mais: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet alerta para rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul

Nesta sexta, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância da Terra, quando, em média, se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros. Esta será a quarta superlua de 2024. As outras foram em 19 de agosto, 18 de setembro e 17 de outubro.

A maior superlua deste ano ocorreu no mês passado, quando a Lua ficou a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra e ocorreu a menos de 12 horas do instante do perigeu, de acordo com o ON.

Veja também: Missão gaúcha embarca para Ásia com foco em atrair investimentos em energia limpa

Em 2025, ocorrerão somente três superluas, com apenas duas com a lua a menos de 360 mil km da Terra. A maior delas vai ocorrer em 5 de novembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas