POBREZA MENSTRUAL
Saiba quem tem direito e como ter acesso a absorventes gratuitos pelo SUS
Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil estão aptas a distribuir o item de higiene ao público que tem direito ao benefício
Última atualização: 26/01/2024 21:40
O governo federal, por meio do programa Farmácia Popular, está disponibilizando absorventes gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade social desde a última semana. Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil estão aptas a distribuir o item de higiene ao público que tem direito ao benefício.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A pobreza menstrual é um tema que ainda aflige milhares de pessoas e influencia diretamente na evasão escolar. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).
Abaixo, confira como ter acesso ao absorvente:
Quem tem direito?
Têm direito a receber os absorventes de forma gratuita pessoas entre 10 e 49 anos (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Além disso, é necessário que a pessoa esteja em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa), que esteja em situação de rua ou que seja estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo).
Onde retirar o absorvente?
Acesse nesse link lista completa de farmácias onde o item de higiene pode ser retirado.
Como retirar o absorvente gratuito?
Após encontrar a farmácia popular mais próxima de você, vá até o local portando um documento de identidade com foto e CPF. Também será necessário apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS digital. Saiba mais neste link.
Quem tiver dificuldade em gerar o documento, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da assistência social como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua para orientações.