APÓS CASOS DE CEGUEIRA

Saiba quais são as marcas de pomada para cabelo liberadas para uso pela Anvisa

Lista mostra os 930 modeladores para trançar ou fixar penteados que podem ser usados; proibição aconteceu após casos de cegueira temporária em usuários

Publicado em: 22/03/2023 10:39
Última atualização: 26/02/2024 10:51

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta semana, a venda de 930 pomadas modeladoras para cabelo. A decisão ocorreu pouco mais de um mês após a proibição da comercialização do produto no Brasil. Apesar disso, mais de 1,5 mil produtos ainda permanecem irregulares.

A volta dessas marcas ao mercado ocorre depois que a agência reguladora investigou uma série de ocorrências em usuários das pomadas, utilizadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Foram registrados casos graves de lesões nos olhos, devido à intoxicação por um dos componentes dos produtos.

Algumas pomadas para modelar e trançar cabelos seguem proibidas pela Anvisa por medida cautelar Foto: Pixabay

Houve aumento de procura pelas emergências oftalmológicas devido à alta intoxicação nos olhos, que chegou a levar à cegueira temporária, em alguns casos. Em contato com os olhos, o produto pode provocar queimaduras na córnea.

A lista completa das marcas liberadas está disponível no site da Anvisa, na internet.

As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares, acima de 20%.

Investigação da Anvisa

Durante a investigação da Anvisa sobre os casos de irritações nos olhos, mais de 600 processos de regularização de pomadas do tipo foram cancelados. Foram analisadas cerca de 2,5 mil marcas de modeladoras.

Segundo a reguladora sanitária, já foram canceladas mais de 630 autorizações de venda dessas pomadas, desde o início do ano, por diversas irregularidades, como conterem ingredientes proibidos, acima do limite.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilBrasília
Matérias Relacionadas