CERTIFICAÇÃO
Saiba quais são as 20 praias de Santa Catarina que receberam o selo bandeira azul
Critérios como qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística são analisados por programa
Última atualização: 19/10/2024 13:42
Um programa com classificação de praias com qualidade de água, gestão ambiental, infraestrutura turística, entre outras dezenas de critérios, reconheceu 20 praias de Santa Catarina (veja abaixo). A lista completa inclui ainda destinos de outros cinco estados do Brasil.
Ao todo, 38 praias foram aprovadas e receberam o selo bandeira azul. Os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas, Ceará e Santa Catarina atenderam aos 34 critérios analisados pelo Programa Bandeira Azul, estabelecidos pela Foundation for Environmental Education.
A coordenadora do programa no Brasil e representante o Instituto Ambientes em Rede (IAR), Leana Bernardi, destacou que "a Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrais turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento local, gerando emprego e renda".
As 20 praias de Santa Catarina com selo bandeira azul
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
- Praia de Taquaras, Balneário Camboriú
- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
- Praia Central, Balneário Piçarras
- Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
- Praia de Mariscal, Bombinhas
- Praia da Conceição, Bombinhas
- Lagoa do Peri, Florianópolis
- Praia Grande, Governador Celso Ramos
- Praia das Cordas, Governador Celso Ramos
- Prainha de Itá, Itá
- Praia da Bacia da Vovó, Penha
- Praia da Saudade, Penha
- Praia Grande, Penha
- Praia do Ervino, São Francisco do Sul
- Praia do Forte, São Francisco do Sul
- Praia Grande, São Francisco do Sul
- Praia da Saudade, São Francisco do Sul
Confira a lista completa com praias do Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Bahia e São Paulo com o selo para a temporada 2024/2025.
O que é o Programa Bandeira Azul?
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br). No processo de implementação do Programa, a Prefeitura Municipal é a fiel guardiã da certificação. O Programa é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza(m) a(s) praia(s) que cumpra(m) com todos os critérios, através de sua Prefeitura. (Informações do site bandeiraazul.org.br)