abc+

ENTENDA

Saiba o que é frangofilia, episódio psicótico apresentado por procurador que espancou chefe

Homem bateu em procuradora dentro de uma prefeitura do interior de São Paulo em junho do ano passado

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/04/2023 às 14h:30 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:49
Publicidade

Demétrius Oliveira de Macedo, procurador que espancou a chefe dentro de uma prefeitura no interior de São Paulo, apresenta episódios de frangofilia. O laudo foi emitido um mês após a perícia atestar que o agressor possui quadro psiquiátrico compatível com esquizofrenia paranoide. Os documentos foram emitidos pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Procuradora-geral é agredida por procurador dentro de prefeitura



Procuradora-geral é agredida por procurador dentro de prefeitura

Foto: Reprodução/TV Globo

O médico psiquiatra Fellipe Miranda Leal disse ao G1 que o termo “frangofilia” remete ao comportamento de quebrar compulsivamente as coisas, e também está relacionado a outros transtornos.

Se trata de episódio psicótico em que a pessoa pode quebrar ou estilhaçar objetos, sobretudo roupas, travesseiros ou colchões. A frangofilia não é considerada doença, tampouco é a apresentação de algum diagnóstico. “Trata-se apenas da descrição de uma manifestação que, em geral, reflete um importante descontrole emocional”, salienta o médico.

Na Penitenciária de Tremembé, ainda conforme o portal, Macedo pegou o estrado da cama e bateu contra a porta da cela em novembro do ano passado. No dia seguinte, quebrou a pia e o prato de alimentação dentro da cena. 

Esse comportamento mais acentuado de impulsividade é comum de ser observado em transtornos de personalidade, como boderline e antissocial, de acordo com Leal. “Nestes casos, de transtornos de personalidade, além de frangofilia também é possível que ocorram episódios de autoagressividade e heteroagressividade [conduta agressiva ao mundo externo, contra outras pessoas ou elementos].”

Pessoas diagnosticadas com esquizofrenia também podem apresentar comportamento frangolífico, mas não é específico da condição. “Ao contrário, é mais comum ser observado em outros transtornos.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade