DE SAÍDA
Zucco pode trocar de partido sem perder mandato, decide TSE
Destino do parlamentar já está definido
Última atualização: 30/11/2023 11:36
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o deputado federal Luciano Zucco a se desfiliar do Republicanos, seu partido atual, e migrar para outra legenda sem perder o mandato. A decisão foi publicada na última terça-feira (28). Antes de entrar com a ação de desfiliação na Justiça Eleitoral, o parlamentar obteve cartas de anuência da Executiva estadual e federal do Republicanos dando aval para ele deixar a legenda.
A desfiliação foi confirmada em nota pelo parlamentar divulgado na quarta (29). No comunicado, Zucco deixou claro os motivos que fizeram com que ele pedisse o desligamento da legenda: a entrada do Republicanos no governo Lula. Ele disse que “ficou insustentável permanecer numa sigla que fazia parte de uma frente ampla de direita e agora está com Lula”.
O rompimento ocorre após uma série de divergências internas envolvendo a aproximação com o partido de esquerda. “Eu sou fiel aos meus princípios, fui eleito em cima da pauta conservadora e sigo nessa linha sem mudar um centímetro das minhas convicções”, afirma. Por causa disso, o deputado buscou uma nova legenda para se abrigar e, assim, não se envolver numa celeuma com sua base.
Segundo assessoria do parlamentar, já iniciaram conversas com o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. A filiação foi acertada no final da tarde de ontem, durante encontro de Zucco com o Bolsonaro e o presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto.
“Nunca escondi minha admiração com o presidente Bolsonaro, a quem devo total fidelidade. A sensação é de estar voltando para casa”, afirma o deputado. A filiação do político ocorre no dia 5 de dezembro, às 17 horas, na sede do PL, em Brasília.