O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul promoveu, na tarde desta quinta-feira (17), uma ação especial de Dia das Crianças à comunidade vizinha ao endereço. A atividade, que ocorreria na segunda-feira (14) mas foi adiada em função da chuva, contou com a presença de cerca de 30 crianças, que puderam desfrutar de contação de histórias, entrega de presentes e distribuição de doces e lanches.
Conforme o planejado, a ação fez a alegria da criançada. Kauany dos Santos de Freitas, de 12 anos, gostou da contação de histórias, onde conheceu a história dos Três Catetos e o Lobo Guará – uma adaptação dos Três Porquinhos. “A historinha era a parte que eu mais estava esperando. Não gosto muito de ler, mas gosto de ouvir histórias.”
Helena Porto Luz, de 10, também se encantou com a história. “Eu gosto de ler e brincar de historinha é legal. Algumas são felizes e algumas são emocionantes”, diz. A menina também ficou feliz com o presente, embora não tenha sido o que ela esperava. “Eu queria uma Barbie. Faltava só uma para completar a minha coleção, que tem uma mecha rosa no cabelo”, comenta.
Veja também: Estrutura da São Leopoldo Fest começa a ser montada no Largo Rui Porto
A atividade também foi elogiada pelas mães que acompanhavam as crianças. Mãe de Helena, Eliane Ferreira Porto, de 47 anos, tem seis filhos (de 30, 29, 18, 24, 23 e da menina de 10 anos) e comenta que o passeio a fez lembrar de sua infância. “Eu achei bonito porque só vim aqui quando eu tinha 12 anos, com a escola. Meu pai nunca me trouxe. Gostei de ver a história que eles contaram lá encima, porque na minha época de escola faziam muito isso”, lembra. “Eu sempre gostei muito de fazer cálculo, ler e escrever. Hoje eu leio para a minha filha, sempre que posso, pego um livrinho para a gente ler juntas, em um dia de chuva”, continua.
Contação de histórias promoveu educação ambiental
A adaptação dos Três Porquinhos foi pensada pela técnica em Educação Ambiental Márcia Maria Weber, servidora do Zoológico. “Hoje não se fala mais em lobo mau. A gente tenta desmistificar essa ideia porque aqui tem o lobo guará, e as crianças chegam ali e dizem ‘ah, o lobo mau’, então a gente tenta dizer que ele não é tão mau assim, que a gente tem que proteger e preservar o lobo”, explica.
Na fábula original, o lobo é o vilão que destrói as casas dos Três Porquinhos na intenção de se alimentar deles. Já na versão de Márcia, o lobo não é um predador e não destruiu as casinhas com a intenção de atacar os catetos (uma espécie de javali), e sim por acidente.
Levando alegria à criançada
A gestora do Zoológico, Caroline Weisheimer Costa Gomes, afirma que a atividade solidária parte da equipe do zoológico. “A ação é organizada pelos próprios funcionários, que convidam todos os que eles conhecem aqui na região”, explica. “Neste ano, tivemos a iniciativa de revitalizar as casinhas do parque para realizar a contação de histórias no Dia das Crianças. Então as crianças vêm pra cá e têm isenção do ingresso junto com suas famílias”, conclui.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags