O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul tem dois novos moradores. São machos da espécie sagui-da-serra-escuro, naturais da Mata Atlântica e que chegaram ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (28) vindos da cidade de São José dos Campos, São Paulo.
Os animais têm entre 3 e 4 anos e são chamados de Lindo e Ursinho. Antes de vir para o Estado, estavam em um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do interior paulista. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) a espécie de primatas está ameaçada de extinção.
Segundo a Sema, os macacos são novidade no Zoo de Sapucaia. “Também conhecido como sagui-caveirinha, por conta da face branca e corpo quase totalmente preto, habita principalmente áreas no sudeste do País”, explica a gestora do Zoo, Caroline Costa Gomes.
Fora de visitação
Neste primeiro momento os saguis ficarão fora de visitação. Conforme Caroline, isso acontece até que os animais estejam habituados à nova casa. Por recomendação do Plano de Ação Nacional Para a Conservação de Espécies, coordenado pelo Instituto Chico Mendes, o Zoo deve receber em breve fêmeas de sagui da mesma espécie para o acasalamento.
LEIA TAMBÉM