Sete meses e meio depois, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, volta a receber voo de fora do País. O primeiro pouso internacional após a normalização das operações, na última segunda-feira (16), está previsto para 0h20 desta quinta-feira (19).
O Boeing 737 Max 9 da Copa Airlines, de prefixo HP-9923CMP e fazendo o voo CMP821, partiu às 17h24 (horário de Brasília) do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. A bordo, cerca de 200 passageiros. O voo de volta de Porto Alegre para a Cidade do Panamá tem saída prevista para 1h25 desta quinta.
A Copa é a primeira companhia a reabrir sua rota internacional em Porto Alegre. Nos próximos dias, Latam e Aerolíneas Argentinas também retomam suas operações para Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina), respectivamente.
No dia 1º de abril de 2025 deve ser retomado o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa (Portugal). A data foi confirmada pela companhia aérea TAP no início desta semana. “O Aeroporto Salgado Filho é um ponto estratégico para nós, e esta conexão representa um reforço na nossa conectividade entre o Brasil e a Europa”, disse o CEO da TAP, Luís Rodrigues.
“A retomada do voo internacional da TAP, conectando Porto Alegre a Lisboa, é um marco que simboliza não apenas a reconstrução do nosso Estado, mas também a confiança que conquistamos ao mostrar que o Rio Grande do Sul está preparado para se reconectar com o mundo”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).
Segundo a CEO da Fraport, Andreea Pal, a nova etapa sinaliza um processo de avanço e esforço coletivo. “O retorno da TAP e da rota de Porto Alegre para Lisboa é mais um importante passo para o Salgado Filho. Trabalhamos incansavelmente para devolver o aeroporto aos gaúchos, e a retomada de uma das rotas mais esperadas pelos passageiros consolida esse novo momento”, comentou.
LEIA TAMBÉM