CATÁSTROFE NO RS
Voo internacional que operava no aeroporto de Porto Alegre migra para Florianópolis
Rota direta entre o sul do Brasil e a capital portuguesa está prevista para começar em setembro, segundo registro da Anac
Última atualização: 04/07/2024 23:29
Uma rota internacional que operava no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até o fechamento do terminal por conta da enchente de maio passará a fazer seus pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC).
A companhia aérea portuguesa TAP já oficializou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que terá voos diretos entre a capital de Santa Catarina e Lisboa. A rota começa em setembro deste ano e vai operar nos mesmos dias dos voos que vinham para Porto Alegre: terças, quintas e sábados. Para junho, julho e agosto a TAP havia inclusive anunciado um voo extra por semana para a capital gaúcha.
Para os meses de setembro e outubro estão previstos 24 voos no Sistema de Registro de Operações (Siros), da Anac. Até a publicação deste conteúdo a TAP não havia informado se a operação em Florianópolis será temporária ou definitiva, independente da situação do aeroporto de Porto Alegre.
Florianópolis terá voo direto também para a Cidade do Panamá
Outro voo internacional que operava em Porto Alegre e está suspenso desde o alagamento do Salgado Filho é o da Copa Airlines que fazia ligação direta do Rio Grande do Sul com a Cidade do Panamá. Esta operação também está prevista para começar em Florianópolis ainda neste mês. No entanto, a nova rota já havia sido anunciada antes mesmo do fechamento do aeroporto gaúcho.
Por enquanto o Rio Grande do Sul não conta com voos internacionais. Até o início de maio Porto Alegre tinha voos diretos para Lisboa (TAP), Cidade do Panamá (Copa), Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas), Montevidéu (Azul), Punta Del Este (Azul), Santiago (Latam) e Lima (Latam). Em julho a companhia low cost Jet Smart começaria a voar três vezes por semana entre Porto Alegre e Buenos Aires.
Os voos comerciais que operam na Base Aérea de Canoas (Baco) são da Gol, Azul e Latam e ligam o Rio Grande do Sul ao Estado de São Paulo. Nos aeroportos regionais de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Passo Fundo também não há viagem internacional.
A Fraport montou um terminal de passageiros junto ao ParkShopping Canoas para a operação temporária na Base Aérea. A orientação é para que os passageiros cheguem ao local com três horas de antecedência em relação ao horário do voo. A previsão é que o Salgado Filho volte a operar somente em dezembro deste ano.