abc+

EDUCAÇÃO

VOLTA ÀS AULAS: Festa de carnaval, entrega de mimos e muitas novidades marcam o primeiro dia de atividades escolares; confira

Depois de dois meses de férias, estudantes retornaram às escolas nesta segunda-feira

Débora Ertel
Publicado em: 19/02/2024 às 15h:59 Última atualização: 20/02/2024 às 08h:25
Publicidade

As escolas, que durante dois meses estavam em silêncio, nesta segunda-feira (19) voltaram a pulsar, cheias de novidades e desafios para vencer ao longo dos 200 dias letivos que agora começaram. Hoje tiveram início as aulas da rede municipal de Novo Hamburgo, com 91 escolas e quase 24 mil alunos, e também na rede estadual, que no Município tem 28 escolas.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Volta às aulas na Escola Estadual Otávio Rosa, bairro Pátria Nova  | abc+



Volta às aulas na Escola Estadual Otávio Rosa, bairro Pátria Nova

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Já na área da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), são 167 escolas em 38 municípios, somando 63 mil estudantes.

Na Escola Estadual Otávio Rosa, bairro Pátria Nova, aproveitando o clima de carnaval, já que Novo Hamburgo teve desfile no sábado (17), os professores prepararam a Folia Otávio Rosa. Teve muita música, decoração especial e até máscaras, distribuídas para toda a gurizada. Além disso, os 520 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, receberam açaí de lanche.

Matheus Koch, 9 anos, e Ágatha Tesselia, 10, alunos do 5º ano, curtiram a recepção de boas-vindas. “Foi muito legal porque foi divertido”, disse o menino. “Eu espero neste ano tirar muito 10 e fazer mais amigos. A festa foi legal porque tinha bastante gente para conversar”, conta Ágatha.

A escola também está recebendo alunos novos, entre eles, as turmas do 1º ano. Para ambientar os pequenos com o colégio, a professora Ana Lúcia Pasquale Flesch fez questão de levar as crianças para conhecer todos os ambientes da escola, incluindo uma visita para as outras turmas.

Uma das novidades para este ano, segundo a diretora Andrea Pereira, é a pintura da quadra de esportes, concretada no ano passado com recursos do Círculo de Pais e Mestres (CPM).

Aliás, na manhã desta segunda o presidente do CPM, Nilson Souza, 55, estava com a mão na massa ajudando nas medições do espaço. “É que o custo é muito alto. Se a gente não coloca a mão, não consegue realizar”, disse. Além disso, o colégio mantém a vigilância privada, que é mantida pelos pais por meio do CPM.

Pintura da quadra da Escola Estadual Otávio Rosa  | abc+



Pintura da quadra da Escola Estadual Otávio Rosa

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Ainda na rede estadual, a partir deste ano são mais cinco escolas que aderem ao ensino integral na região. Integra a lista o Instituto Estadual Professora Nena – Ciep, do bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga. Com 1,5 mil alunos matriculados nos três turnos, 180 deles, de seis turmas do 8.º ano do fundamental ao 1.º do ensino médio, passarão a frequentar o colégio das 7h15 às 16h15 de segunda a sexta-feira.

Dentre eles Kauan Henrique Alves dos Santos, 15 anos, do 1º ano. O jovem gostou da estrutura do Ciep, que tem área ampla e refeitório, além de servir boas refeições. “Os alunos são queridos e os professores dispostos a ensinar. É uma escola sempre disposta a ajudar”, comenta.

Quem veio conferir a implementação do ensino integral foi a coordenadora da 2.ª CRE, Ileane Bravo, que passou a manhã no Ciep. Conforme a diretora Margit Sintia Schwingel, ainda é preciso concluir a reforma dos banheiros, a pintura interna e receber alguns móveis, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Volta às aulas no Ciep Nena, de Sapiranga  | abc+



Volta às aulas no Ciep Nena, de Sapiranga

Foto: Divulgação

Rede municipal

Na educação infantil, a primeira semana de aula é marcada pelo período de adaptação, momento em que as crianças a cada dia vão se acostumando com o ambiente escolar e os professores para ficarem sozinhas, sem a presença dos pais. 

Na Aldo Pohlmann, bairro Industrial, o pequeno Gael Flor Gueths, 2, tirou de letra o primeiro contato com a escola nova. “Eu fui na areia”, contou, enquanto saboreava uma banana. Segundo o pai, o funcionário público Marcos Gueths, 43, o menino é muito sociável e gosta da escolinha. “Nós também temos uma postura mais libertária”, pondera.

Marcos Gueths, 43, e o filho Gael Gueths, 2, aluno novo da Emei Aldo Pohlmann | abc+



Marcos Gueths, 43, e o filho Gael Gueths, 2, aluno novo da Emei Aldo Pohlmann

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

De acordo com a diretora Greice Vargas, neste ano, a instituição ganhou 50 novos alunos porque vai atender também a faixa etária de 5 anos. A expectativa também é de que na quarta-feira (21) o espaço da secretaria seja reorganizado, pois a escola passou por reformas.

Volta às aulas na Emeb Darcy Borges de Castilhos, bairro Liberdade | abc+



Volta às aulas na Emeb Darcy Borges de Castilhos, bairro Liberdade

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Já na escola Darcy Borges de Castilhos, bairro Liberdade, cada docente preparou uma recepção em sala de aula para sua turma. A professora Maria Estela Ferreira, 51, escolheu o tema do espaço sideral para encantar os alunos, escureceu a sala e decorou com luzes, o que as crianças do 4º ano adoraram. “Dá uma motivação na gente quando eles gostam. Espero que seja uma experiência boa neste ano, pois é uma turma com desafios interessantes”, destaca.

A direção da escola também preparou um mimo para cada estudante, com uma mensagem de motivação e um lápis, incentivo para que todos possam “escrever” um bom ano. Colegas do 4º ano, as amigas Isabelle Dias e Joaquina Pires da Silva, ambas de 9 anos, têm um desejo em comum para 2024: aprender a escrever emendado.

Isabelle e Joaquina são alunas do 4.º ano na Emeb Darcy Borges de Castilhos, bairro Liberdade | abc+



Isabelle e Joaquina são alunas do 4.º ano na Emeb Darcy Borges de Castilhos, bairro Liberdade

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A diretora Luísa Camacho conta que este ano será especial para a Darcy, pois a instituição comemora 40 anos em 31 de março. A festa, em estilo de quermesse, será em 13 de abril, com a participação da comunidade escolar do presente e do passado. O colégio tem 320 alunos da faixa etária 4 da educação infantil até o 5.º ano do ensino fundamental.

IENH

Hoje marcou a volta às aulas dos 2ºs anos do ensino fundamental e do ensino médio da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) nas unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica. No Pindorama, os alunos foram recepcionados com um momento especial de confraternização e música ao vivo; na Oswaldo Cruz, teve fotos e atividades de dança e música. Na Fundação Evangélica, o Grêmio Estudantil Castro Alves organizou um momento de descontração, com a distribuição de picolés.

Alunos do 7º ano na Unidade Fundação Evangélica | abc+



Alunos do 7º ano na Unidade Fundação Evangélica

Foto: Divulgação/IENH

Colégio Marista Pio XII

Mais de 800 estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio voltaram às aulas hoje no Colégio Marista Pio XII. Para dar as boas-vindas, além do momento musical organizado pelos próprios educadores, foram colocados totens fotográficos para que a gurizada pudesse registrar o momento de reencontro. 

Volta às aulas no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo | abc+



Volta às aulas no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo

Foto: Divulgação

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade