abc+

EMPOSSADO

Volmir Rodrigues inicia o seu segundo mandato como prefeito de Sapucaia do Sul

Cerimônia de posse foi realizada no final da tarde de quarta-feira (1º), no Auditório Vanessa Ceconet

Renata Strapazzon
Publicado em: 01/01/2025 às 20h:01 Última atualização: 01/01/2025 às 20h:02
Publicidade

Reeleito com 68,09% dos votos nas Eleições de 2024, Volmir Rodrigues, o Gordo, foi empossado para comandar por mais quatro anos a cidade de Sapucaia do Sul. Ao seu lado no segundo mandato terá como vice Nestor Bernardes (União), que foi seu secretário de Finanças por três anos.

Nestor e Volmir celebraram o começo do novo mandato



Nestor e Volmir celebraram o começo do novo mandato

Foto: Gabriel Fonseca/Divulgação

A cerimônia de posse foi realizada no final da tarde de quarta-feira (1º), no Auditório Vanessa Ceconet e contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e familiares dos eleitos. Nesta quarta-feira (1º), além do prefeito e vice, também foram empossados os secretários municipais escolhidos para comandar as 17 pastas da Administração Municipal e os 11 vereadores eleitos.

Os secretários empossados são: Evandro Gã (Proteção e Desenvolvimento Social), Mateus Freitas (Administração), Rafael Ströher (Planejamento), André Canal (Habitação), Dr. Tomaz Schu (Procuradoria Geral do Município) e Raquel Moraes (Trabalho e Geração de Renda), Juliano Rodrigues (Educação), Flávia Motta (Saúde), Alexandre da Rosa (Obras), Amauri Selau (Transporte e Mobilidade) e Daniel Rosa (Esporte), Vera Dutra (Finanças), Carla Silveira (Meio Ambiente), Claudio Prates (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Gervásio Santana (Cultura e Turismo), William Thiago de Borba (Governança e Articulações) e André Câmara (Segurança e Trânsito).

Escolhida como secretária de Trabalho e Geração de Renda, a ex-vereadora Raquel Moraes não pode participar da cerimônia. Até a noite desta quarta-feira (1º), ela seguia internada no hospital, se recuperando de um AVC. Raquel não teve sequelas.

Prioridades

Ao Jornal VS, Rodrigues destacou que na nova gestão será dada maior atenção à saúde com a ampliação do Hospital Municipal Getúlio Vargas e reformas de Unidades Básicas, obras que já estão em andamento. “Vamos fortalecer a atenção primária, qualificar o serviço da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e expandir o programa de reformas, ampliações e outras melhorias nas UBSs. Temos um audacioso projeto para a criação de uma UBS especializada no atendimento ao idoso”, adianta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAPUCAIA DO SUL 

Além da saúde, outras áreas também receberão ações especiais nos próximos anos. “Já temos os projetos aprovados para a contenção das cheias do rio e alagamentos em pontos da cidade, que em breve já começarão as obras”, pontua. No dia da posse para o segundo mandato, Rodrigues frisou XXXX

Vereador mais votado será substituído por suplente

Vereador mais votado nas eleições do ano passado com 2.317 votos, Evandro Salermo da Silva, o Gã (União), foi escolhido para ser o titular da Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social, cargo que já havia assumido entre os anos de 2023 e 2024 na cidade. Por conta da posse de Silva como secretário, a vaga dele no Legislativo será preenchida pelo primeiro suplente do partido, Nelson Brambila, que somou 955 votos.

VIU ESTA?: Quase 180 animais do Zoológico de Sapucaia do Sul serão leiloados

Na cerimônia de posse também foi definida a composição da mesa diretiva da Câmara para o biênio 2025/2026. Foram escolhidos a presidente, Veridiana Pacheco (Republicanos), o vice-presidente, Cléber Rachel (PP), secretário Machado da Vitória (PSDB), 1º tesoureiro, José Carlos Dutra dos Santos (MDB) e 2º tesoureiro, Lorecy Flores (União). 

Caco vai para o seu 9º mandato consecutivo como vereador

Entre os 11 vereadores empossados para a gestão 2025/2028, a 16º Legislatura sapucaiense, um, em especial, chama a atenção. José Carlos Dutra dos Santos, o Caco (MDB), vai para o seu 9º mandato consecutivo na Câmara da cidade. Desde a primeira eleição que disputou, em 1992, nunca perdeu. No pleito passado, Caco contabilizou 2.290 votos, sendo o segundo vereador mais votado.

LEIA TAMBÉM: Sistema de videomonitoramento de São Leopoldo é reforçado com instalação de novas câmeras

Ao longo de seus mandatos foi autor de diversos projetos, grande parte executados, entre eles se destacam a infraestrutura dos bairros, esporte e lazer. “É o trabalho que a gente faz e que as pessoas gostam”, comenta Caco para justificar a série de vitórias consecutivas. “O que a população precisar, nós trabalhamos por isso, não temos um único foco. Estamos sempre visitando as pessoas, nosso gabinete é na rua”, diz.

A experiência do vice Nestor Bernardes

Secretário de Finanças por três anos no primeiro mandato de Rodrigues e ex-diretor-geral do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), o atual vice-prefeito, Nestor Bernardes, destaca sua experiência de mais de 50 anos de vida pública como primordial para o desenvolvimento de Sapucaia.

SAIBA MAIS: BR-290: Retorno do litoral movimenta free way e estradas do interior do RS no fim do feriadão

“Foi uma satisfação quando escolhido para ser vice, já tenho trajetória de muitos anos e temos muito a contribuir para a cidade. É isto que estamos imbuídos, junto com o prefeito Volmir, que tem uma capacidade enorme de gestão”, comenta. “Vamos trabalhar pela cidade, pela população, pela juventude”, diz.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade