abc+

DE OLHO NA DOENÇA

Como você usa o prato de plantas? Saiba como prevenir a proliferação do mosquito da dengue

Com o número de casos de dengue, especialistas recomendam a forma correta de usar esse acessório em áreas externas e internas

Susete Mello
Publicado em: 09/02/2024 às 16h:46 Última atualização: 13/02/2024 às 12h:54
Publicidade

Se você não usa, tenho certeza que já viu em algum lugar um vaso com um pratinho embaixo, não é mesmo? Ele é um acessório muito presente tanto em ambientes internos quanto externos. Mas, qual será a maneira correta de fazer o uso, para além do gosto estético?

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Verifique sempre a forma correta de colocar areia no prato do vaso de planta | abc+
Verifique sempre a forma correta de colocar areia no prato do vaso de planta

Foto: Vigilância Sanitária Pareci Novo

O primeiro aspecto a ser explicado, conforme especialistas em plantas, é que o uso dos pratinhos é recomendado para uso interno. Isso porque o papel dele é evitar que móveis e pisos fiquem molhados quando a água ultrapassar a terra adubada e substrato.

E na rua? Tanto o proprietário da Casa da Flor, de Dois Irmãos, Luis Otávio Assis, como o fiscal de Meio Ambiente e Posturas de Pareci Novo, Alisson Schons, afirmam que não há necessidade do pratinho.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

“O pratinho deve ser usado como prevenção de excesso de umidade no piso ou móvel. “Na rua, se uma planta recebe água da chuva, qual é o sentido de prevenir a água no piso?”, indaga Assis.

Atenção

Porém, nesse período no qual o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está em seu auge, é preciso dar uma atenção maior ao uso desse acessório. Antes mesmo de recorrer à colocação de areia até a borda do pratinho, como forma de evitar que a fêmea deposite seus ovos na água limpa e parada, vale a pena reservar um tempo para cuidar como estão os pratinhos de sua casa ou estabelecimento comercial.

Para isso, aí vão algumas dicas para escolher o tamanho dos seus pratinhos e para evitar a proliferação do mosquito da dengue no seu espaço:

Qual o tamanho ideal do pratinho das plantas?

“Quanto mais justa a circunferência, melhor. O máximo permitido de sobre é de 5 milímetros no fundo, para a rega. E, ao invés de colocar um litro de água de uma vez só, é recomendável regar essa mesma quantidade dividida em três vezes por semana. Assim, evita o transbordo e a água parada no fundo”, recomenda o proprietário da Casa da Flor.

A agente de combate às endemias da Vigilância Sanitária de Pareci Novo, Alessandrine Born, destaca que para evitar a dengue, o ideal é não utilizar os pratinhos.

Contudo, sendo necessário o uso do prato para recolher água em vasos de plantas, sempre dar preferência a tamanhos menores, que fiquem justos ao vaso, evitando assim o acúmulo de água parada onde os mosquitos podem se reproduzir.

A outra dica, acrescenta, é optar pela utilização de areia na quantidade suficiente para cobrir toda a superfície do pratinho, impedindo que os mosquitos depositem seus ovos. “A função da areia é criar uma barreira física que impeça a entrada das larvas de mosquito na água, dificultando sua reprodução”, arremata.

Curiosidade

Para o engenheiro agrônomo Douglas Brand, proprietário da Brand Plantas Ornamentais de Pareci Novo, quando uma pessoa vai irrigar sua planta, dificilmente vai acertar na quantidade necessária. “Então ocorre um escorrimento de água e pode leva junto um pouco de substrato e adubos que estão dentro do substrato”, acrescenta.

Ele relata que algumas pessoas não usam pratinhos, mas demanda um pouco mais de tempo e serviço para tirar as plantas do lugar e fazer a limpeza após as irrigações. No cultivo, em floriculturas, exemplifica, esses pratinhos não são utilizados. “Não é algo que a planta necessite, mas sim uma maneira de facilitar o manejo da sujeira que as plantas geram dentro de casa. Dificilmente as pessoas vão deslocar o vaso frequentemente para limpar embaixo. Mas, claro, tem quem faça. Só demanda tempo. Esteticamente o pratinho fica mais feio na minha opinião”, arremata.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade